Ao realizar uma prova, seja ela na escola, seja para um vestibular, você vai se deparar com enunciados que podem ser confusos. Nas disciplinas de exatas, como matemática, química e física, é comum que os estudantes se percam na introdução da questão e não saibam resolver aquilo que realmente está sendo exigido.

Isso acontece, muitas vezes, por conta do nervosismo e da falta de atenção. Mas para ajudar a melhorar o seu desempenho nas provas de exatas e compreender exatamente o que seu examinador está pedindo, separamos algumas dicas para você ficar atento e gabaritar as questões.

Leia com atenção

Essa primeira dica é simples e muito objetiva, por isso alguns alunos não dão a devida atenção a ela. O que acontece é que muitas vezes o tamanho do enunciado assusta o estudante, que, por estar preocupado com o tempo restante para fazer a prova, acaba pulando algumas informações para descobrir logo qual é a pergunta. 

E é justamente nesse ponto que ele acaba se enrolando. A introdução dos exercícios contém todas as informações necessárias para a resolução do problema, mas é preciso ter atenção para compreendê-las. Às vezes encontramos uma palavra ou uma frase específica no meio de todo o texto que é fundamental para entender o que está sendo pedido.

Portanto, esteja atento aos pequenos detalhes antes de começar a resolver o exercício, afinal pode haver pegadinhas ou dicas valiosas no meio da introdução.

Destaque as informações

Depois de ler com atenção o enunciado, é hora de destacar algumas informações relevantes para solucionar a questão. Caso seja permitido o uso de canetas de diferentes cores na hora da prova, use uma delas apenas para isso.

Faça círculos ou sublinhe aquilo que você deverá usar na resolução, como os números, o tipo de operação e, claro, a pergunta. Ao fazer isso, você deixará em evidência os dados fundamentais para a execução do problema e poupará tempo caso precise voltar a procurá-los no enunciado, principalmente se ele for grande, como nas questões do Enem.

Observe as palavras 

As palavras utilizadas no enunciado da questão podem dar dicas muito valiosas do que se deve fazer. Observe que alguns termos são muito aplicados no universo das exatas e, por isso, é fundamental conhecer bem as palavras usadas na introdução.

Exemplos disso são os termos soma, dobro, triplo, dividido, metade, é, equivale, igual, produto, fator, eixo e coordenada. Eles podem estar no meio de uma sentença e ser a chave da proposta de determinado exercício. Sendo assim, cuidado com o português nas questões de exatas.

Entenda a teoria

Não adianta nada compreender o enunciado e não saber solucionar o que está sendo pedido, certo? É por isso que seus professores de exatas sempre aconselham que os estudantes pratiquem muito os conceitos aprendidos em aula.

Sendo assim, faça simulados e exercícios extras, e não deixe dúvidas e questionamentos sem respostas. Isso é fundamental para se aprofundar nas disciplinas e ter condições de resolver os problemas na hora das provas.

Não se desespere!

Como falamos na introdução deste texto, o nervosismo é um dos grandes motivos pelos quais os estudantes não conseguem resolver algumas questões. Por isso, é fundamental ter a cabeça no lugar e não se desesperar diante de uma dificuldade.

Organize o seu tempo solucionando primeiro os problemas com os quais você tem mais facilidade. Deixe aqueles mais difíceis para depois e garanta os pontos dos que você sabe fazer.

Conclusão

Legais as dicas que trouxemos no texto de hoje, não é mesmo? Para saber mais informações que te ajudarão a se dar bem no vestibular, não deixe de visitar o canal Coach COC no YouTube e o blog do COC.