A época pré-vestibular pode trazer muitas dúvidas para os alunos. Escolher a faculdade certa para você não é mesmo uma decisão fácil, pois é preciso considerar diversos pontos, tanto os positivos quanto os negativos, de cada lugar. Quais aspectos você deveria analisar? Veja algumas dicas:

Dicas para escolher a faculdade certa para você

Conheça o campus

Se for possível, vá até o campus da universidade para uma visita. Procure conhecer as salas de aula que você frequentaria, a cantina e os laboratórios. Também dê uma volta pela cidade, para analisar se ela proporciona o modelo de vida ideal para você. Tente simular a vida universitária que você teria ali para ter certeza de que você se sentiria confortável com essa decisão.

Participe de uma aula

Algumas faculdades e professores permitem que alunos de outros cursos e até não alunos participem de suas aulas como ouvintes. Assim você poderá ver na prática se os professores irão abordar assuntos e competências que te interessam e que serão importantes para o seu futuro profissional.

Saiba quais são as atividades extracurriculares

Para algumas pessoas, a presença de atividades extracurriculares no campus pode ser um dos fatores decisivos na hora de decidir a faculdade que irão frequentar. Se você se encaixa neste grupo, verifique se o site da faculdade possui uma lista de clubes ou procure conversar com outros alunos pelo Facebook para descobrir quais eventos ela oferece. Essas atividades podem funcionar não somente como lazer, mas como oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Descubra se há programas de intercâmbio

Se você sempre quis fazer intercâmbio e obter novas oportunidades pessoais e profissionais no exterior, não deixe de conferir os programas internacionais das faculdades antes de tomar sua decisão. Algumas podem limitar suas opções e outras podem até te ajudar financeiramente a realizar esse sonho. Analise com calma qual se adequa mais às suas necessidades e desejos.

Analise a grade curricular

Algumas pessoas acabam se atrapalhando na escolha ao analisarem somente instituições mais conhecidas e não terem conhecimento das matérias que irão ser de fato estudadas durante o curso. Para que você não se arrependa no futuro, confira se as disciplinas que serão oferecidas têm a ver com suas preferências profissionais.

Agora que você decidiu qual é a faculdade ideal, saiba também como se preparar para o vestibular desde o início do ensino médio para aumentar suas chances de entrar na instituição dos seus sonhos!

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado, clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.