Conseguir uma vaga de medicina em uma universidade exige muito esforço e preparação dos candidatos. Pensando nisso, o canal Coach COC preparou um vídeo especial com algumas dicas importantes para ajudar os alunos a alcançarem a tão sonhada vaga. Assista ao conteúdo e confira mais algumas sugestões neste texto.




1 - Tenha um objetivo 

Ter um objetivo bem definido faz com que as pessoas consigam se dedicar mais no percurso até alcançá-lo. Se o seu sonho é cursar medicina, pesquise sobre as melhores universidades e decida em quais você gostaria de estudar. Essa definição e clareza no desejo é importante para a saúde psicológica, pois você consegue materializar essa vontade e torná-la mais palpável. 

2 - Conheça os vestibulares

Quando você já sabe em qual universidade gostaria de estudar, fica mais fácil conhecer as características específicas da prova, já que existem diferenças nas abordagens e nos estilos das questões. Procure analisar os testes e ler comentários e dicas desses vestibulares que prestará. Essa é uma etapa importante da preparação para ser aprovado em medicina.

3 - Tenha um cronograma de estudos

O vestibular de medicina é o mais exigente do país, por isso o candidato não tem a chance de priorizar mais determinadas disciplinas do que outras, uma vez que essas outras podem ser as que vão fazê-lo conseguir pontos importantes para a aprovação. 

É claro que as disciplinas da área de biológicas estão mais associadas ao curso e, por isso, em alguns vestibulares, podem valer mais pontos. Mas o estudante não pode deixar de lado outras matérias, como português, literatura e redação. 

Para isso, é fundamental que o candidato crie um cronograma de estudos no qual ele consiga dar atenção a todas as matérias. Esse cronograma, no entanto, precisa ser seguido com rigor e antecedência, uma vez que o vestibular de medicina requer uma preparação longa dos estudantes.

4 - Tenha um espaço para estudar

Durante o processo de preparação para o vestibular, também é importante atentar ao local de estudo. Então arrume um ambiente adequado, já que passará muitas horas do seu dia por lá e precisará ter muita concentração e conforto para conseguir focar. Esse espaço precisa ser arejado, com uma luminosidade adequada e com uma cadeira confortável, para evitar que as dores físicas atrapalhem esse momento de aprendizado. 

5 - Faça simulados

Procure as provas dos anos anteriores e faça os exercícios como se estivesse no dia do vestibular. Cronometre o tempo e deixe alguns alimentos e água por perto para consumir durante a execução do simulado. Essa prática é um ótimo treino para que você se prepare para o grande dia e fique mais familiarizado com o processo. Para te ajudar, o COC oferece, na área logada do aluno, um vasto acervo de questões de diversos vestibulares. É uma ótima opção para praticar e arrasar no dia da prova.

6 - Esteja atualizado 

Além de focar nos estudos, o candidato também deve se manter atualizado sobre as notícias e discussões que rodam o mundo, pois a maioria dos vestibulares promove debates sobre esses temas atuais em suas redações e textos base para muitas questões. 

Para consumir conteúdos de qualidade, procure por portais de notícias sérios, que façam campanhas para o combate às fake news. Não se esqueça de procurar os diferentes lados de uma história, por isso seja imparcial e consuma notícias com diferentes opiniões e posicionamentos.

7 - Saiba como estudar

Existem diversas técnicas e maneiras de estudar, e cada estudante tem uma preferência, por isso é preciso encontrar a que mais te satisfaz. O Coach COC, por exemplo, pode te ajudar nesse processo de preparação para o vestibular. Além de encontrar um vídeo próprio para aqueles que desejam passar em medicina, o estudante encontra outras dicas para estudar mais e melhor, além de técnicas de memorização para usar durante os estudos. 

8 - Cuide do nervosismo

No momento da prova, é natural que o nervosismo atrapalhe os candidatos, por isso, ao longo do ano, busque fazer atividades e exercícios que o ajudem a controlar esse sentimento, para que no dia decisivo, ele não tire a sua atenção. Dedique um tempo à meditação, por exemplo, pois essa prática o fará aprender a controlar a sua respiração, a relaxar o corpo e a aliviar as preocupações.

Ser aprovado para cursar medicina é o sonho de muitos, por isso é preciso se preparar desde o início do ensino médio para estar pronto quando for prestar a prova para valer. O COC ajuda seus alunos de forma completa com plantões de dúvidas on-line e material detalhado sobre os vestibulares, além do acervo de questões que pode ser acessado a qualquer momento.

Quer mais dicas sobre vestibular? Entre no blog do COC e confira.

6 ferramentas do COC para auxiliar na aprendizagem dos alunos

5 dicas para controlar o nervosismo durante o vestibular