Você está estudando para alcançar a tão sonhada aprovação nos vestibulares? Então este texto é para você! No conteúdo de hoje, você vai conhecer algumas dicas bem legais para conseguir produzir bons resumos das diversas disciplinas e conteúdos. Aqui embaixo separamos um vídeo sobre o tema que está no canal Coach COC no YouTube. Pegue papel e caneta e vamos juntos preparar um ótimo resumo.

  1. Resumo não é cópia 

Muitos estudantes, quando estão elaborando seus resumos, acabam perdendo a mão e escrevendo páginas e mais páginas de conteúdo, copiando quase que fielmente o original que está no livro. 

Devemos alertar logo em nossa primeira dica que resumos feitos desse modo têm efeito pouco satisfatório no momento do estudo, pois nele ficam muitas informações e não há destaque dos fatos que realmente são importantes.

Desse modo, para fazer um bom resumo é preciso ser organizado, objetivo e destacar os pontos relevantes da matéria.

  1. Estruture o seu resumo

Um resumo deve ser feito para te ajudar a lembrar os pontos-chave da matéria, para que, a partir deles, você consiga reproduzir as outras informações. Por isso, não adianta escrever frases soltas sem seguir uma linha de raciocínio.

Uma ideia para organizar o seu resumo é separar os assuntos por título, subtítulo e explicação. Dessa forma, você conseguirá ser conciso, organizado e objetivo, uma vez que cada parte da matéria terá uma forma padronizada no seu resumo.

Para exemplificar, vamos usar a matéria de história do Brasil. Esse será o seu título. “Política do café com leite” pode ser um dos seus subtítulos e, na sequência, você pode colocar as características desse período da nossa história.

  1. Use cores

As cores podem te ajudar bastante a memorizar as informações do seu resumo, então separe as suas favoritas e use-as.

Ao fazer as suas anotações, padronize os tipos de informação por cores. Siga essa lógica nos demais resumos, pois é uma forma do seu cérebro associar as cores às informações e de ajudá-lo a se lembrar na hora de repassar o conteúdo.

Seguindo o exemplo do tópico anterior, destaque os nomes dos políticos importantes daquele período em uma determinada cor, o ano em que algum fato importante ocorreu com outra coloração e assim por diante. 

Mas preste atenção para não deixar o seu texto muito multicolorido, pois o efeito pode ser contrário e seu cérebro passar a confundir as cores e as informações.

  1. Destaque o essencial

Para escrever um resumo de qualidade que te ajude a passar no vestibular, destaque aquelas informações que são realmente essenciais para o conteúdo. Leia com atenção o material didático e escreva aqueles dados que te farão lembrar de todo o resto.

Caso o resumo tenha muitos destaques, as informações podem ficar bagunçadas e você vai mais se perder do que se encontrar na matéria.

  1. Use setas e marcadores

Quando você quiser dar ainda mais ênfase a alguma informação do seu resumo, use setas ou algum outro tipo de marcador, como papéis autocolantes. Essa é uma forma de padronizar o que você não pode deixar de lembrar de jeito nenhum.

Mais uma vez, tome cuidado para não fazer do seu resumo um conjunto de setas para todos os lados. É preciso seguir uma lógica que te ajude a lembrar com facilidade dos assuntos em questão.

  1. Letra legível

A ideia do resumo é fazer com que o estudante se lembre do conteúdo só de bater o olho em algumas palavras-chave, por isso essas palavras devem estar escritas de forma legível. Embora a tendência seja de que as pessoas reconheçam a própria letra, mesmo quando elas não são tão bonitas, é preciso que haja capricho ao escrever.

Esse resumo que o aluno está fazendo tem que ser o mais limpo e objetivo possível, pois sabemos que, para o vestibular, é preciso estudar para diversas disciplinas, então poupar tempo é importante. 

Ao produzir um resumo com uma letra desleixada, com as palavras amontoadas e com diversas explicações, as chances de se perder tempo tentando entender o que está escrito para relembrar o conteúdo é maior. Portanto, nada de se apressar para acabar logo o resumo. Faça-o seguindo as dicas que já demos neste texto.

E aí, o que achou das nossas dicas? A melhor maneira de produzir bons resumos é treinando! Não deixe de visitar o canal Coach COC para saber mais macetes de estudos. No blog do COC, também temos conteúdos sobre vestibulares e guias de carreiras. Corra lá e confira.

6 dicas para estudar com a ajuda de aplicativos

Guia de Profissão: como é a carreira de advogado?