O ano em que o estudante presta o Enem é muito estressante. Depois de passar meses se preparando, realizando provas e simulados, está finalmente na hora de encarar de frente o maior exame do país. 

Os sentimentos quando a prova está em mãos são tantos, que isso pode acabar atrapalhando o rendimento na execução das questões e da redação. Dessa forma, o COC traz para você, aluno do ensino médio, estas dicas infalíveis para serem usadas durante a prova. Confira!

1 - Leia a proposta de redação

No primeiro dia de aplicação do Enem, os estudantes devem responder a 90 questões e redigir uma redação dissertativo-argumentativa. Assim que receber a prova, uma estratégia que pode dar certo para você é a de ler o tema da redação e os textos relacionados para já estruturar as suas ideias. 

Fazer isso enquanto a sua cabeça ainda está descansada é um diferencial, pois a sua atenção está em nível mais alto. Portanto, entenda a proposta, leia os textos e monte o esqueleto daquilo que deseja expressar. 

Depois que fizer isso, resolva algumas outras questões e fique atento aos demais textos que aparecem na prova, pois muitas vezes eles estão ligados, de alguma forma, ao tema da redação - fato que poderá te ajudar a encontrar mais argumentos, ideias, vocabulário e repertório para, enfim, escrever.

2 - Resolva as questões mais fáceis

Também pensando na sua atenção durante a prova, responda primeiro às questões com que você tem mais afinidade, pois as chances de acertá-las é maior. Ao começar pelas mais difíceis, não há uma garantia de que você as responderá corretamente, portanto use toda a sua energia e disposição iniciais nas mais fáceis.

O Enem utiliza um método chamado de Teoria de Resposta ao Item, ou TRI, uma maneira dos corretores verificarem a coerência nas respostas da prova. Ela funciona para identificar se o candidato acertou uma questão porque ele realmente sabia o conteúdo ou se foi um chute. Por exemplo: um estudante que errou uma questão considerada fácil e acertou uma difícil, segundo o TRI, provavelmente deu um chute certeiro.

3 - Alterne matérias e provas

A prova não precisa ser respondida em ordem de 1 a 90. Você pode mudar a sequência de acordo com a sua preferência, afinidade, disposição e concentração. O importante, claro, é não deixar de responder nenhuma!

Se as questões de matemática são muito complexas ou se você já está cansado de ver tantos números, pule para biologia, resolva algumas perguntas e depois volte para matemática, por exemplo. Essa mudança é fundamental para te fazer dar uma relaxada e restabelecer a sua concentração.

No entanto, lembre-se de usar marcações ou símbolos nos problemas que você ainda não resolveu. É preciso ser bastante organizado para utilizar essa estratégia, então tome bastante cuidado para não esquecer de resolver alguma questão.

4 - Cuidado com o tempo

Outro desafio que os candidatos precisam enfrentar no dia da prova é o controle do tempo. Uma dica para se dar bem é não perder muitos minutos tentando resolver questões difíceis. Portanto, é preferível gastar um tempo a mais naquelas disciplinas capazes de garantir os pontos do que ficar batendo cabeça nas mais complexas.

É importante colocar no cálculo das horas os minutos necessários para redigir a redação e para passar as alternativas para o caderno de resposta. Essa última atividade não pode ser feita às pressas, pois não permite rasuras, e qualquer erro pode significar a não aprovação em uma universidade, portanto é preciso ter tempo suficiente para fazer isso com calma. 

5 - Atenção com o seu corpo

O Enem é uma prova desgastante e longa, por isso é essencial tomar cuidado com o seu corpo. Para combater o cansaço, a dor no corpo e a fome, você pode fazer algumas coisas durante a prova.

Quando chegar o momento em que você julgar que precisa esticar um pouco o corpo, se alongar ou distrair a cabeça, peça para ir ao banheiro e utilize esse momento para esticar os braços e pernas. 

Além disso, passar tanto tempo sem ingerir nenhum alimento pode ser bastante prejudicial, então leve barras de cereais, frutas ou bolachas para comer durante a realização da prova. Isso te dará mais energia para enfrentar as horas faltantes, mas tome cuidado com alguns alimentos, como chocolate ao leite, pois o açúcar poderá te dar sono.

Conclusão

Na hora da prova, toda ajuda é bem-vinda, por isso veja quais estratégias melhor se encaixam com o seu perfil e mãos à obra! Tente manter a calma, respirar fundo e lembrar que você se preparou o ano inteiro para esse momento. 

Para saber mais dicas de como se dar bem no Enem, acesse o blog do COC e confira nossos outros artigos sobre esse tema.