Uma das disciplinas que mais demandam tempo e dedicação na hora dos estudos é a química, não é mesmo? As diversas fórmulas, regras e nomes podem confundir a cabeça do estudante que se prepara para prestar o vestibular.

Se você quer saber o que fazer para ir bem na prova de química, confira as dicas que separamos aqui neste artigo e lá no canal Coach COC no YouTube!

1 - Faça associações

Por ser uma matéria com muitas fórmulas e regras, é natural que os alunos se confundam com alguns conceitos. Nesse caso, uma boa saída para driblar a dificuldade é fazer associações que sejam fáceis de ser lembradas. 

Vamos tomar como exemplo a classificação dos átomos. Essas partículas são superimportantes para o estudo da química e estão presentes em diversos contextos, por isso é fundamental saber as características que diferem um tipo de átomo do outro.

Os átomos são divididos em isótopos, isótonos e isóbaros. A princípio os nomes são muito parecidos, mas a dica é focar em uma letra específica de cada uma para entender as diferenças.

Os isótoPos possuem carga de prótons iguais em sua formação; já os isótoNos são aqueles que têm o mesmo número de nêutrons. Para os isóbaros, lembre que são os únicos que fogem dessa regrinha das letras, então possuem a mesma massa. Assim fica fácil de memorizar, não é mesmo?

2 - A regra do MACHO 

O nome pode parecer muito estranho, mas nós garantimos que vai te ajudar quando você precisar fazer balanceamento de equações químicas. Afinal, quem nunca teve aquela dúvida sobre a sequência correta a ser seguida durante essa tarefa?

Para usar esse macete da forma mais apropriada, é preciso que a reação analisada seja de oxirredução, ou seja, que haja transferência de elétrons entre os elementos.

Bom, mas o que é essa regra MACHO? Ela é a ordem que você deve seguir para fazer o balanceamento. Cada letra da palavra se refere a uma classe de elementos: M são os metais, A os ametais, C é carbono, H é o hidrogênio e, por fim, o O é oxigênio.

Agora que você já sabe a ordem, que tal praticar um pouco?

3 - Descomplique as fórmulas

A nossa próxima dica pode ser adaptada para todas as disciplinas que contêm fórmulas, mas focaremos na química. Para evitar aquela situação desesperadora de ficar tentando lembrar cada parte de uma fórmula na hora da prova do vestibular, memorize algumas frases que te farão lembrar delas rapidinho.

Vejamos alguns exemplos:

  • Q = m.c.Δt, fórmula usada para medir calor específico, em que Q é a quantidade de calor, m é a massa, c é o calor específico e Δt é a variação de temperatura. Ela pode ser memorizada como "Que MaCeTe".
  • Q = m.L, outra fórmula para medir calor, em que Q é a quantidade de calor, m é a massa do objeto e L é o calor latente. Você pode usar a frase "Que MoLeza".
  • P1.V1/T1 = P0.V0/T0 é o modelo para descobrir dados sobre a pressão. Nela P1 é a pressão inicial, V1 é o volume inicial e T1 é a temperatura inicial. Já P0 é a pressão final, V0 é o volume final e T0 é a temperatura final. Muitos estudantes lembram dela como "PiViTi PoVoTo".
  • PV = nrt, mais uma fórmula para questões relacionadas à pressão, em que P é a pressão, V é o volume, n é o número de mols, r é a constante dos gases ideais e t é a temperatura. Lembre-se dela com a frase "Por Você, nunca rezei tanto".
  • C = M.mol, usado para medir a concentração. Temos C como a concentração, M a concentração em mol e mol sendo a massa molar. A frase para essa fórmula é "Coisa Muito mole".

4 - Tabela periódica interativa

Ao analisar a tabela periódica, todo estudante já pensou, pelo menos uma vez, que jamais conseguiria decorar cada elemento presente nela. Fato é que não é necessário saber todos eles, mas é importante ter uma noção básica de onde os mais comuns estão localizados.

Para fazer isso, podemos seguir a lógica do tópico anterior e usar frases para memorizar a família e as partículas de cada uma. Isso deixa a tabela mais interativa e dinâmica, o que facilita a memorização. Veja alguns exemplos:

A família dos metais alcalinos é composta pelos elementos lítio (Li), sódio (Na), potássio (K), rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr). Utilizando as siglas de cada um deles, podemos formar a frase: LiNa Kama Robinson Crusoé em Francês (Kama aparece com K apenas para adaptar o macete).

Na família dos metais alcalino terrosos, existem o berílio (Be), o magnésio (Mg), o cálcio (Ca), o estrôncio (Sr), o bário (Ba) e o rádio (Ra). Popularmente, os alunos lembram dos elementos através da frase: Bela Magnífica Casou com o SenhorBaRão.

5 - Estude com o Coach COC

Nossa última dica é para você estudar química e outras disciplinas utilizando os vídeos do canal Coach COC no YouTube, criado para ajudá-lo a estudar mais e melhor. Por lá, divulgamos algumas informações úteis que facilitarão sua vida na hora de estudar para o vestibular. 

Não deixe de conferir e de se inscrever no canal para não perder nenhuma novidade.

Acesse também o blog do COC para ler mais artigos sobre vestibulares e estudo.

6 dicas para fazer um ótimo resumo para o vestibular

6 dicas para estudar com a ajuda de aplicativos