A ansiedade pode aparecer antes do vestibular e durante a prova. É normal isso acontecer, já que se trata de um momento importante. Para controlar o nervosismo na hora do vestibular e não ter o seu desempenho prejudicado, reunimos algumas dicas para você ter controle enquanto responde às questões. Quer saber quais são? Confira abaixo!

1- Cuide da alimentação

Tanto nos dias que a antecedem quanto durante a prova, é essencial ter uma boa alimentação para garantir um bom desempenho. Evite comidas pesadas ou que possam te deixar desconfortável enquanto faz o vestibular, principalmente na refeição que antecede esse momento. 

Durante a prova, beba água e coma algumas coisas leves nos intervalos que fará, como frutas, barrinhas de cereais ou chocolates, ótimos aliados para mandar o nervosismo embora!

2- Leia tudo com atenção

Por estar ansioso, você pode acabar pulando a primeira folha, que contém as instruções, mas não faça isso! Essas orientações são importantes para você fazer a prova sem cometer erros, como a cor da caneta e o tempo de duração, por exemplo. 

Além disso, ler a primeira página dá tempo para que você se acalme antes de ir para as questões. Também é fundamental ler as perguntas com muita atenção, quantas vezes for necessário. Não vá direto para as alternativas ou ignore as informações que introduzem os enunciados, já que podem passar detalhes que dão uma mãozinha para chegar à resposta correta.

3- Resolva as questões mais fáceis primeiro

Muitos estudantes resolvem as questões da prova na ordem em que aparecem, mas esse pode não ser o melhor caminho, já que, logo no começo, pode haver questões difíceis e você pode achar que todas elas estarão impossíveis, o que faz aumentar o nervosismo. Calma, não se antecipe! Comece pelas questões das matérias em que você sabe que tem mais facilidade, assim você garante um número de acertos que pode te levar à aprovação. 

4- Organize o seu tempo

Não administrar o tempo de resolução das questões é outro erro que pode prejudicar os candidatos. Por causa da concentração, há a possibilidade de se esquecer do tempo, demorando demais em questões mais complicadas e se enrolando no final da prova com as mais fáceis. Tudo isso atrapalha o raciocínio! 

Por isso, saiba gerenciar o seu tempo e lembre-se de responder às questões mais fáceis logo no começo para garantir um tempinho a mais para as questões mais complicadas. Dentro desse controle, coloque alguns períodos de pausas para comer e ver quanto tempo ainda resta, além do tempo para preencher o cartão de respostas.

5- Use técnicas para se acalmar

Ter controle da respiração também é importante para ficar mais calmo durante o vestibular, além de melhorar a sua concentração. Feche os olhos e faça respirações profundas e espaçadas. Espante o nervosismo com a própria força do seu corpo. Você consegue!

Ah, e foque no seu objetivo! Visualize aonde você quer chegar e, com certeza, você terá mais força para continuar a prova. Lembre-se de todo o caminho que já percorreu só para estar realizando a prova! ;)

Acompanhe o blog do COC e leia outros posts com dicas para o vestibular:

Qual a forma ideal para se preparar para os vestibulares?

Qual o melhor horário para estudar?