Estudar biologia exige do aluno uma atenção acima do comum e uma paciência enorme. Afinal, é uma das disciplinas que mais tem temas para serem analisados e todos ajudam a compreender as relações entre os seres vivos e o meio em que vivemos. 

Para quem deseja seguir alguma profissão relacionada à área de saúde, a biologia é ainda mais fundamental, já que em muitos vestibulares são as questões dessa matéria que mais valem pontos. Devido a essa importância, que tal conferir algumas dicas e macetes para estudar biologia e alguns temas específicos da disciplina? Fique conosco e confira!

1 - Organize os tópicos

Como você deve saber, a biologia é separada em diversos temas, e cada um deles pode ter subtemas e assim por diante. Isso faz com que essa disciplina seja complexa e precise de um planejamento de estudo

Portanto, monte um cronograma contendo o nome de cada assunto que deverá ser estudado e faça o possível para seguí-lo, embora a gente saiba que outras demandas podem aparecer ao longo do percurso. Mas é importante sempre tê-lo em vista e, caso seja necessário, fazer adaptações.

Visualizar a quantidade de assuntos que serão estudados contribui para a sua organização, mas não se desespere ou queira pular etapas, pois é fundamental seguir uma linha de raciocínio lógico para compreender a evolução de cada tema. 

Por exemplo, se você está estudando o reino vegetal, comece aprendendo sobre as briófitas, depois as pteridófitas, seguidas pelas gimnospermas e angiospermas. Essa é a evolução natural das plantas, e se você estudá-las fora de ordem, alguns conceitos podem ser perdidos ou causar confusão.

2 - Frases para memorização

Muitos professores do ensino médio são adeptos de ensinar aos alunos algumas frases que servem para facilitar a memorização de fórmulas ou definições de determinado tema. Na biologia isso também ocorre e é bastante útil.

Pense, por exemplo, nos níveis taxonômicos, que classificam reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie. Não é raro as pessoas se confundirem com a ordem. Portanto, lembre-se da frase a seguir e destaque a primeira letra de cada palavra, assim ficará mais fácil de se lembrar da ordem correta: Raio Forte Caiu Ontem, Fez Grande Estrago.

3 - Estudando com música

Na mesma linha de raciocínio das frases, citadas no tópico anterior, em alguns temas as adaptações de músicas são as melhores maneiras de guardar as informações relevantes sobre um determinado assunto. Como é o caso do exemplo dado no vídeo que você assistiu ali na introdução deste texto, no qual há uma paródia da famosa canção “Ilariê'', da Xuxa, para explicar o que são os xilemas e os floemas no estudo do reino vegetal.

4 - Use cores e desenhos

Dependendo do tema que você estiver estudando, há muitos detalhes e nomes pouco convencionais que é preciso lembrar na hora da prova, por isso os seus resumos e mapas mentais precisam ser bem feitos para demonstrar aquilo que realmente importa. Dessa forma, abuse das cores e dos desenhos, pois fica muito mais fácil de visualizar estruturas quando elas estão destacadas por cores ou representadas visualmente no seu resumo. 

Porém, para que esse carnaval de imagens, figuras e cores não se torne uma bagunça, crie padrões de organização da cor para cada tipo de informação, da ordem em que os dados serão mostrados, entre outros recursos visuais, como pontos, asteriscos e setas.

Conclusão

Com os macetes exibidos no vídeo do COACH COC e as outras dicas que demos aqui neste artigo, você vai conseguir estudar biologia com mais facilidade e irá absorver melhor o conteúdo passado em sala de aula. 

Quer conhecer mais formas de se dar bem nas provas escolares e de vestibular? Então acesse o blog do COC para não perder nenhuma dica!

Descubra como entender os enunciados nas provas de exatas

Como é corrigida a redação do Enem?