O desejo de todo estudante que está no ensino médio é tirar uma boa nota nos vestibulares e conquistar uma vaga em uma universidade para iniciar a graduação, não é mesmo? Porém, infelizmente nem todos conseguem, já que as vagas são limitadas, e a concorrência, muitas vezes, é grande.

Pensando em te dar mais dicas para passar no vestibular, criamos este conteúdo com alguns métodos de estudo que você pode utilizar para ficar mais perto da aprovação. Quer saber quais são eles? Então fique por aqui e confira!

1 - Técnica Pomodoro

Você já deve ter ouvido falar nesse método de estudo que combina tempo, produtividade e descanso, não é mesmo? Mesmo que você já saiba do que se trata, vamos retomar as definições da técnica Pomodoro.

Utilize um relógio e marque 25 minutos. Esse é o tempo que você vai estudar antes de fazer uma pausa de descanso de 5 minutos. Essa combinação deve ser repetida por quatro vezes e, finalizada essa sequência, você pode descansar por 30 minutos antes de iniciar outra bateria de estudo.

Para muitos estudantes, essa técnica é boa, pois evita que se fique cansado mais rapidamente e permite que eles absorvam um pouco de conteúdo por vez, em vez de ficar horas estudando e só depois analisar se realmente memorizou e entendeu o que foi visto.

2 - EPL2R

Achou estranho o nome desse outro método? Calma que nós vamos te explicar! As siglas correspondem às ações que você deve realizar durante o estudo: explorar, perguntar, ler, rememorar e revisar (por isso o 2R). Vamos explicar cada um deles.

A fase de exploração corresponde a uma leitura superficial do conteúdo, algo mais geral e sem muitas revelações sobre o tema estudado. Em seguida, é normal que surjam as perguntas, ou seja, dúvidas sobre o que você acabou de explorar. Portanto, anote todas elas, pois isso será importante.

A terceira etapa é, de fato, o estudo aprofundado através da leitura. É nesse ponto que você começará a responder às perguntas elaboradas na fase anterior. Após isso, é o momento em que os resumos e mapas mentais entram em cena e te farão chegar a um grau de entendimento elevado do conteúdo.

Por fim, é hora de revisar tudo o que foi estudado. Use as perguntas para relembrar algumas explicações e tenha como guia da sua revisão os resumos e mapas mentais produzidos anteriormente. Você já tinha ouvido falar dessa técnica?

3 - Palácio da memória

Este próximo método é bastante interessante e exige uma boa imaginação do estudante. Pense em um local físico que você conheça muito bem. Pode ser a sua casa, o seu quarto ou qualquer outro ambiente no qual você saiba com exatidão tudo o que há e como os objetos estão dispostos dentro dele. Esse será o seu palácio. 

Agora, se imagine andando nesse ambiente e observando tudo o que há ao redor. Pensou?

Agora vamos aos estudos. Anote as fórmulas e definições que são importantes para determinada disciplina e que você não pode esquecer de jeito nenhum. Ao fazer isso, pense no passo a passo desse conceito e se imagine entrando no seu palácio e colocando cada parte do que foi estudado em um local. É importante sempre seguir a mesma sequência lógica para a memorização fazer sentido.

Por exemplo, você precisa lembrar da sequência dos quatro primeiros presidentes do Brasil, e o seu palácio é a sua casa. Você está do lado de fora da casa e, ao abrir a porta e entrar na sala, lá está Deodoro da Fonseca. Em seguida, para chegar ao seu quarto, você passa pela sala de jantar e encontra Floriano Peixoto sentado à mesa.

Ao passar por um corredor, você se depara com Prudente de Morais, e ao entrar no seu quarto, você está diante de Campos Sales.

Entendeu como essa técnica funciona? É preciso deixar a imaginação fluir e alinhá-la com o conteúdo que você está estudando. Dessa forma, ficará mais fácil de memorizar.

Conclusão

Você já utilizou alguma das técnicas que citamos neste texto? Com qual você mais se identificou? Em nosso vídeo sobre esse tema, que está lá no canal Coach COC no YouTube, te mostramos mais métodos que podem te ajudar a passar no vestibular. Não perca tempo e se inscreva no canal para conferir as nossas dicas.

Não se esqueça de que, no blog do COC, nós temos vários conteúdos sobre vestibulares que você precisa conferir. Acesse!

Como desenvolver a sua redação no Enem?

5 dicas para mandar bem em química no vestibular