Muito antes das interfaces dos mapas on-line mostrarem o caminho de forma clara e ilustrada nos celulares, as pessoas já se guiavam pelo mundo utilizando uma sequência de números e direções. Trata-se  das famosas e importantes coordenadas geográficas, responsáveis por localizar qualquer ponto na superfície terrestre.

No post de hoje, você aprenderá o que é latitude e longitude, e como se escreve uma coordenada geográfica!

Divisão do planeta em linhas

Para fim de representações geográficas, o planeta Terra é dividido em uma série de linhas imaginárias, que formam um plano cartesiano composto pelos eixos, x e y. Dois traços principais são definidos como ponto de partida para os outros:

Linha do Equador

É uma linha imaginária perpendicular ao eixo de rotação da Terra que divide o planeta em hemisférios norte e sul. A partir desse ponto, traçam-se outras linhas acima, com destaque para o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico; e abaixo, para o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico.

Meridiano de Greenwich

Perpendicular ao Equador, traça uma linha que divide o mundo nos lados Oeste (Ocidente) e Leste (Oriente). É também o ponto do fuso horário 0. A partir de Greenwich, são traçados outros meridianos que, diferentemente dos paralelos, não são batizados com nomes específicos.

Latitude e longitude

Primeiro, lembre-se de que o planeta Terra é uma esfera inclinada. Portanto, ao posicionar um plano cartesiano em cima dela, os pontos localizados serão medidos em graus, minutos e segundos, conforme mostrado abaixo:

1 grau (°) = 60 minutos (’)

1 minuto (’) = 60 segundos (”)

Latitude

É a distância em graus de qualquer ponto do globo terrestre até a Linha do Equador, considerado o local de latitude 0°. Acima do Equador, tem-se uma variação crescente de 0° a 180° para o Norte (N); abaixo o valor decresce entre 0° e -180° para o Sul (S). Todos os pontos em um paralelo terão a mesma latitude.

A latitude também é importante para o estudo dos climas e vegetações do planeta. Devido à inclinação da Terra, os pontos próximos ao Equador recebem maior incidência de raios solares, que decresce em direção aos polos.

Longitude

É a distância em graus de um ponto em relação ao Meridiano de Greenwich, marcado como a localização de longitude 0°. Seguindo a lógica matemática, a medição varia de 0 a 180° a Leste (simbolizado pelo Edo inglês east), e de 0° a -180° em direção Oeste (simbolizado pelo W do inglês west).

O Meridiano de Greenwich também é o ponto 0 do fuso horário mundial. À esquerda, em cada meridiano, o horário decresce em uma hora; à esquerda adiciona-se uma hora.

Oficialmente, para as representações geográficas, os meridianos e paralelos são demarcados a cada 15°. Porém, qualquer ponto na superfície terrestre é representado por valores de latitude e longitude.

Coordenadas geográficas

Uma coordenada geográfica é representada pelos valores de latitude e longitude do local. Essa medição é utilizada para precisar a localização de qualquer coisa sob a superfície terrestre. É esse sistema que guia o funcionamento dos mapas digitais da maneira que você conhece, por exemplo.

Para representar uma coordenada geográfica, deve-se especificar a latitude e a longitude em graus, que podem ser no formato negativo ou positivo, ou utilizar-se das indicações Norte (N), Sul (S), Leste (E) e Oeste (W). Para servir de exemplos, separamos as coordenadas geográficas de algumas cidades brasileiras.

São Paulo/SP

Latitude: - 23° 32' 51''  S

Longitude: 46° 38' 10'' W

Rio de Janeiro/RJ

Latitude:  22° 54' 10'' S

Longitude: 43° 12' 27'' W

Perceba que as coordenadas das duas cidades são bem próximas, representando a proximidade real dos dois destinos. Veja agora outra região mais distante:

Manaus/AM

Latitude: - 03° 06' 07'' S

Longitude: - 60° 01' 30'' W

Veja que Manaus está bem próximo da linha do Equador e bem longe do meridiano de Greenwich. Para simplificar a escrita, você pode simplesmente colocar primeiro a latitude e depois a longitude. Veja as localizações de outras cidades mundo afora:

Londres

51°30'30? N 0°07'32? W

Tóquio

35°41'22? N 139°41'30? E

Sydney

- 33°52'04? N 151°12'26? E

Nova Iorque

40°42'51? N 74°00'21? O

Para praticar o que você aprendeu hoje, escreva as coordenadas da sua cidade nos comentários!

Baixe o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia de estudos. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!