O professor tem papel fundamental na sociedade. É ele que tem a função de ensinar e ajudar cada um a desenvolver suas melhores aptidões. Para homenagear uma profissão tão importante, no dia 15 de outubro é comemorado o Dia do Professor, e neste post listamos quatro competências que os educadores devem ter.

Seja organizado

Não é fácil conduzir a aprendizagem de outra pessoa, por isso o professor precisa ter um método coerente e coeso de ensino bem estabelecido, já que ao longo do percurso, dúvidas vão surgir, e o professor precisa estar preparado. Com um bom plano de ensino, ele é capaz de sanar esses problemas e continuar motivando os alunos a buscar o melhor rendimento. O educador deve também entender que se o plano não está funcionando de maneira satisfatória, é necessário fazer alterações e adequar o caminho a ser percorrido.

Seja atencioso

A convivência com as pessoas nem sempre é fácil. Não é raro encontrar casos de alunos que apresentam queda nas notas por conta de problemas externos. Isso acontece principalmente na infância, período de maior desenvolvimento do ser humano. O professor precisa prestar atenção nas atitudes e no rendimento de seus alunos, e caso haja algum problema que possa ser resolvido por ele, oferecer ajuda e comunicar os pais, buscando sempre o bem-estar dos seus alunos.

Seja criativo

Para um bom andamento do processo de educação, é necessário que o professor seja criativo para desenvolver as atividades, estimular os alunos e mantê-los interessados nos conteúdos trabalhados durante as aulas. Não tenha medo de inovar e proponha a participação ativa dos alunos durante o aprendizado.

Seja conectado

O desenvolvimento rápido das tecnologias e o fácil acesso à informação exigem que os professores estejam sempre atualizados em relação às notícias do mundo e a novos métodos que facilitam o processo de ensino. Além disso, estar atento às atualidades e associá-las as com os conteúdos de sala de aula podem render bons debates e envolver ainda mais os alunos com os conteúdos, mostrando a eles que o professor e a escola se importam com as opiniões e valorizam as discussões.

Se você gostou deste texto, aproveite a visita ao nosso blog e confira também outros posts que podem interessá-lo:

Relação entre professores e alunos

Como trabalhar em sinergia com os professores da sua escola

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!