É comum que alguns alunos de ensino médio ou mesmo da faculdade tenham muitas matérias para estudar. As provas chegam em um piscar de olhos, e se não há organização, pode ficar difícil encontrar tudo o que foi anotado durante as aulas. Como nem tudo está perdido, o estudante pode contar com um grande aliado: o resumo.

Porém, é preciso saber como fazer um resumo eficaz, de modo que ele esclareça a matéria de forma organizada. Quer algumas dicas de como fazer um? A gente te conta aqui:

Leia e releia várias vezes

Dica essencial: sem ler e sem entender o texto, não há como fazer um resumo, já que nele é preciso expor as ideias da matéria de forma estruturada. Por isso, não tenha preguiça e se concentre na leitura, lendo com calma e sem pular partes, para não perder nenhuma informação importante. Releia quantas vezes forem necessárias, até você realmente compreender o que está escrito.

Destaque o que é relevante

Evidencie palavras-chave, termos, nomes, citações ou qualquer outra informação que seja necessária para você entender sobre o assunto. Se preciso, busque por sinônimos ou definições que te façam memorizar tudo com mais facilidade. Utilize as cores a seu favor e abuse dos marca-textos e canetas coloridas para te ajudar a relacionar o conteúdo.

Escreva o resumo com as suas palavras

Este treino é válido para fixar o conteúdo e te faz enxergar as partes em que está com maior dificuldade, podendo atentar melhor a elas e exercitar. É claro que você pode transcrever alguns conceitos que são fechados (ou citações), mas a maior parte do texto deve ser composta pelo que você entendeu. Boa parte do aprendizado em si está nisso!

Organize as partes principais

O tamanho do resumo difere de acordo com o tamanho do conteúdo, mas é importante seguir uma ordem de importância, que pode ser: as partes principais do texto ? a ordem em que elas aparecem ? a conexão entre elas. Enquanto vai realizando a leitura, você não pode se esquecer dos temas pelos quais já passou, ou seu objetivo final será prejudicado.

Leve o resumo para a aula e peça para um professor avaliar

Se as dúvidas permanecerem e o conteúdo ainda não estiver 100% claro, peça ajuda ao seu professor. Ele, mais do ninguém, pode te dizer se suas ideias estão indo para o caminho certo ou não. Aproveite a oportunidade para fazer anotações complementares durante a aula!

Faça exercícios de fixação

Faça uma espécie de prova com você mesmo. Pegue os exercícios dos livros e questões passadas em sala de aula ou crie perguntas para responder, e use-os como treinamento. Se você conseguir utilizar só o que anotou no seu resumo como resposta, parabéns! Essa é a melhor forma de descobrir se o seu resumo está realmente eficaz.

Um bom resumo pode ser tudo o que você precisa para entender aquela matéria que você achava mais difícil, ou então te apresentar um assunto que antes era desconhecido. Para ter um bom desempenho nos estudos, não tenha medo de fazer perguntas ao professor durante as aulas e não deixe para estudar de última hora. Faça um cronograma de estudos e, com isso, vá fazendo seu resumo aos poucos. Assim, você vai tirar de letra!

Aqui estudar é poder!

Seu sonho é estudar em uma boa universidade? Venha para o COC! Aqui estudar é poder realizar. Acompanhe as notícias em nosso blog e aproveite todos os benefícios que o sistema COC de ensino pode trazer para os seus estudos. Saiba mais aqui!