Os alunos do ensino médio do COC Santa Rosália, de Sorocaba (SP), terão a oportunidade de viver uma experiência única: eles visitarão um dos centros da NASA (National Aeronautics and Space Administration)! Os 12 estudantes do colégio foram selecionados por meio de provas de inglês, matemática, biologia e física, e passarão uma semana na Flórida, nos Estados Unidos.

A visita da escola ao Kennedy Space Center – International Academy é feita por meio da Jornada Internacional da Ciência e Tecnologia, que seleciona cinco escolas brasileiras e leva 60 alunos anualmente ao instituto educacional. Ali, os alunos assistirão a palestras com astronautas e engenheiros, além de terem contato com naves e ônibus espaciais, como o Atlantis, que foi utilizado em várias missões da NASA. Além disso, os alunos brasileiros conhecerão o Florida Institute of Technology (FIT), uma das universidades mais reconhecidas do mundo, e terão aulas especiais, como de robótica, no Fab Lab.

A viagem, que acontecerá de 4 a 11 de novembro, é uma grande expectativa para os estudantes, que terão a chance de desenvolver robôs e simular a vivência na atmosfera de Marte. “Os alunos estão superansiosos, alegres e contentes. Para muitos deles, é a primeira experiência internacional que têm”, afirma o diretor Raul Mascarenhas Fonseca.

Ao fim dessa imersão tecnológica e espacial, os alunos receberão um certificado, atestando todo o conhecimento adquirido no Kennedy Space Center.

O diretor do COC Santa Rosália comemora a conquista e comenta o sentimento de ser uma das cinco escolas brasileiras a viajar para a NASA, reconhecida mundialmente por seus estudos astronômicos. “Pra gente é muito gratificante ser uma das escolas, porque agrega muito valor para a escola e mostra que estamos no caminho certo. Já para os alunos, agrega muito conhecimento e experiência de vida. Essa viagem abre muitas portas para o futuro de todos eles”, comenta Raul.

Em 2017, outros 12 alunos do COC Santa Rosália foram pioneiros nesse projeto e viajaram para a NASA. Confira algumas imagens dessa aventura inesquecível:

Alunos do COC Santa Rosália em visita à NASA em 2017.

Alunos aprenderam sobre engenharia espacial no Kennedy Space Center - International Academy.

Desejamos uma boa viagem aos alunos da edição 2018 da Jornada Internacional da Ciência e Tecnologia e esperamos que seja uma experiência inesquecível!