A preguiça pode ser um dos maiores vilões na vida dos estudantes. Superar esse pecado capital requer força de vontade e muito empenho, e encontrar maneiras de vencê-lo nem sempre é uma tarefa fácil. Pensando nisso, trouxemos 8 dicas para você deixar a preguiça de lado e encarar tudo com muita disposição. Vamos lá!

Lembre-se de quais serão os benefícios

Ao invés de imaginar o esforço necessário para realizar as suas tarefas, imagine o resultado que você almeja e foque nisso. Se a sua preguiça é de estudar, tenha em mente que esse estudo poderá trazer grandes resultados para a sua vida acadêmica. Afinal, quem não gosta de tirar boas notas?

Comece de uma vez

Quanto maior o tempo de procrastinação, menor é a chance de você cumprir o que precisa. Não fique divagando sobre como vai realizar, apenas tome a iniciativa do primeiro passo. Iniciar pelo que você tem mais facilidade ou preferência também é uma forma de vencer a preguiça.

Elimine as distrações

Qualquer coisa pode ser mais interessante do que as obrigações, não é mesmo? Por esse motivo, é indicado que todas as distrações, como celular, computador, televisão ou qualquer outra coisa sejam deixadas de lado enquanto você estiver fazendo suas tarefas. Ter coisas de que você gosta por perto nesses momentos faz com que as obrigações sejam ainda mais desmotivadoras, gerando ainda mais preguiça.

Não foque em muitas coisas de uma vez só

Às vezes, a mania de querer resolver tudo o mais rápido possível faz com que várias tarefas sejam começadas ao mesmo tempo, sem priorizar nenhuma. Separar as tarefas é uma maneira mais fácil de enxergar o desenvolvimento sem se sobrecarregar.

Separe um tempo para você fazer o que gosta

Pode parecer um tanto quanto engraçado procurar deixar a preguiça de lado relaxando, mas separar um tempo para o lazer possibilita que você encontre maior satisfação no que precisa fazer. Saber intercalar o lazer s e os seus afazeres é uma ótima maneira de jogar a preguiça fora. Equilíbrio é fundamental!

Organize-se

A organização é um dos maiores inimigos da preguiça. O ambiente influencia muito em como a mente reage. Se o lugar em que você precisa realizar maior parte das suas obrigações está bagunçado, talvez seja hora de arrumá-lo. Há uma tendência a se sentir desmotivado e sobrecarregado com a bagunça, uma vez que se cria uma sensação de caos que dificulta a produtividade.

Defina meta alcançáveis

Lembra de quando você era criança e definia como meta não pisar nas linhas dos desenhos das calçadas? Faça o mesmo com as suas obrigações! Quando metas são estabelecidas, cria-se um incentivo em você mesmo para realizar o que precisa. Crie metas que não vão te sobrecarregar, mas que tornem aquela pilha de tarefas acumuladas algo bem menor.

Cuidado com as desculpas

Encontrar desculpas para quando a preguiça de fazer algo está grande é uma das coisas mais fáceis que existem. Seja verdadeiro com você mesmo, entenda que as desculpas uma hora acabam e que é preciso encarar a realidade. Quanto mais cedo você perceber isso, mais cedo se livrará da preguiça e da procrastinação.

Entenda por que a sua preguiça é tão frequente e tente encaixar algumas dessas dicas na sua rotina. Podem parecer soluções simples, mas elas são capazes de ocasionar grandes benefícios para uma vida livre de preguiça. Gostou das dicas ou tem alguma outra para compartilhar? Conta pra gente nos comentários!

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.