As alunas da equipe de basquete feminino do COC Semeador, de Foz do Iguaçu (PR), embarcam para a disputa do Mundial Escolar de Basquete nesta quinta-feira (11). A competição, promovida pela International School Sports Federation (ISF), será realizada na cidade de Heraklion, na Grécia, entre os dias 12 e 20 de abril de 2019, reunindo representantes de 29 países. Conheça um pouco mais sobre esse time campeão. \o/

O time do COC garantiu a vaga para o mundial após ter conquistado o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Escolar de Basquetebol. O evento, promovido pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar, ocorreu em março deste ano, na cidade de Brasília (DF), e contou com a participação de 27 equipes, representando os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Nessa etapa, as atletas de Foz do Iguaçu foram campeãs invictas.

A delegação do COC Semeador é composta por 12 atletas, todas alunas das unidades Semeador e JK. Segundo o educador físico e treinador da equipe, Claudio Lisboa, o time está focado em dar o melhor para representar a escola, a cidade de Foz do Iguaçu e o Brasil em uma competição internacional. A equipe vem se preparando para as competições desde janeiro com treinos de segunda a sexta-feira, das 18h às 21h.

Incentivo à prática desportiva

A conquista das atletas é resultado de todo o incentivo ao esporte promovido pelo Colégio COC Semeador. “A escola incentiva a prática desportiva em diversas modalidades”, conta a diretora Ana Carolina Pereira. O próprio time de basquete já participou de campeonatos internacionais como os Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizado em em São Tomé e Príncipe, na África, em 2018.

A equipe feminina do COC Semeador faz parte de uma parceria que começou em 2014 entre o colégio, a Secretaria Municipal de Esportes e a Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi). Isso porque as alunas recebem bolsas de estudos na escola para treinar e representar a instituição em competições escolares.

Ana Carolina Pereira ressalta que o treinamento esportivo precisa estar alinhado ao bom desempenho escolar. Os alunos devem mostrar dedicação às aulas e cumprir todo o planejamento letivo. Para isso, a escola envolve os pais e o treinador em uma comunicação contínua, adequando o calendário de provas às viagens e oferecendo monitorias e aulas no contraturno para os atletas. “O esporte ensina a trabalhar em equipe, cumprir regras e se dedicar. É preciso ter disciplina, treinar, dormir no horário certo e descansar”, conta o treinador.

Inspiração

O sucesso da equipe de basquete do COC Semeador se tornou uma inspiração para outros atletas da região. Segundo o treinador, “as crianças veem a oportunidade de ganhar uma bolsa, veem os outros conhecendo o Brasil, viajando para a Grécia, e querem participar disso; querem fazer parte do time e jogar”.

O treinador cita, ainda, que as bolsas de estudo dão oportunidade para muitos atletas terem acesso à educação de qualidade oferecida pela rede COC. Segundo Claudio, o esporte age como ferramenta, e serve como ponto de partida para os alunos, que descobrem a faculdade que desejam cursar ou mesmo que querem seguir praticando a modalidade profissionalmente.

Nós já estamos na torcida! Sabemos que todo o time irá se dedicar para trazer o melhor resultado possível para o Brasil. Boa sorte, meninas! :D

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!