A língua portuguesa possui diversos termos que são tão parecidos na grafia que acabam gerando dúvidas na hora de utilizá-los. Mas você sabe o quão importante é saber diferenciar e aplicar os diferentes termos corretamente. Para te ajudar nessa missão de aprofundar ainda mais os conhecimentos vistos em sala de aula, trouxemos a explicação de quando utilizar “onde” e “aonde”,  dois vilões na hora de se elaborar frases. Confira:

Onde

O que permite diferenciar esses termos, é o contexto nos quais as palavras devem ser empregadas. “Onde” possui o sentido de algo que está parado, ou seja, há referência a algo ou alguém que está em algum lugar. Deve ser utilizado em situações em que os verbos indiquem esse mesmo sentido de permanência. Esse termo é classificado como advérbio de lugar.

Onde você deixou as chaves?

A Carla não sabe onde fica a minha casa.

Eu gostaria de saber onde ela colocou meu vestido.

Aonde

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado,  “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento.  “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local. Sendo assim, esse advérbio acompanha verbos que expressem o sentido de movimentação, por exemplo, ir e voltar.

Aonde você está indo a essa hora?

Aonde quer que ele vá, sentirá a sua falta.

O lugar aonde vou ainda é segredo.

Apesar da linguagem coloquial, por vezes, apresentar os termos “onde” e “aonde” como semelhantes, é equivocado utilizá-los nos mesmos contextos. É fundamental se manter atento para que erros como esse sejam cometidos com uma frequência cada vez menor. Preparado?

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

Como fazer uma redação dissertativa?

7 características do romantismo que você precisa saber

As principais características do trovadorismo

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!