A gramática da língua portuguesa é complexa e cheia de regras. Para te ajudar com os estudos de português, vamos explicar neste texto o que são os modos verbais e como usá-los. Separe a caneta e o caderno e anote estas dicas!

O que são os modos verbais?

Os modos verbais são definidos como indicadores de como os verbos serão expressados, podendo ser classificados em: indicativo, subjuntivo e imperativo. Cada um desses tipos tem as suas características e particularidades, e você vai conhecê-las agora. Acompanhe.

Modo indicativo

Esse modo pode ser utilizado no presente, no passado e no futuro. Ele demonstra ações habituais, fatos e certezas. Confira os exemplos:

Presente:

Ela sempre chega cedo.

Eu sou representante de classe.

Passado:

Ela sempre chegou cedo.

Eu fui representante de classe.

Futuro:

Ela sempre chegará cedo.

Eu serei representante de classe.

Modo subjuntivo

O modo subjuntivo também pode ser expressado no presente, no passado e no futuro, e é usado para demonstrar desejos e hipóteses. Veja os exemplos:

Presente:

Ainda que eu coma este sanduíche, sentirei fome.

Espero que faça sol para eu andar de bicicleta.

Passado:

Se eu comesse este sanduíche, ainda sentiria fome.

Se fizesse sol, eu andaria de bicicleta.

Futuro:

Mesmo quando eu comer este sanduíche, sentirei fome.

Quando fizer sol, eu vou andar de bicicleta.

Modo imperativo

Por fim, o modo imperativo pode ser usado nas formas afirmativa e negativa. Ele é utilizado para manifestar pedidos e ordens. Acompanhe os exemplos:

Afirmativo:

estudar!

Pare de brigar com seus amigos!

Negativo:

Não vá à festa amanhã!

Não pare de se dedicar aos estudos!

Agora que você já conheceu os modos verbais da língua portuguesa, está mais fácil usar a gramática corretamente, não é mesmo? Continue no blog do COC e confira outros materiais que te ajudarão nos estudos de português.

Entenda os vícios de linguagem!

Formas nominais do verbo: quais são?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!