Principal formato cobrado nos principais vestibulares e em provas do país, as redações dissertativas argumentativas podem parecer um desafio. Nesse estilo de texto, o candidato recebe um tema e deve defender o seu ponto de vista sobre ele, ou seja, propor uma tese com base em uma estrutura argumentativa.

Para te ajudar a entender as características desse tipo de redação e a melhor maneira de começá-la, organizamos uma pequena revisão com algumas dicas muito importantes. Vamos lá?

Entenda o tema

Primeiro, leia com atenção a proposta da redação. Entenda qual o tema proposto e dedique tempo para também ler os textos de apoio. Essa etapa é imprescindível, pois evita que você fuja do tema e pode te ajudar a enriquecer suas ideias.

Escolha seus argumentos

Após entender qual é a proposta apresentada, é hora de se posicionar sobre ela. Antes de iniciar a redação do texto, pare por alguns instantes para refletir sobre quais serão os seus argumentos. Quais dados ou fatos irão ajudar você a defender seu ponto de vista? Anote-os na folha de rascunho para não esquecer, ou, quem sabe, lembrar-se de mais alguns aspectos importantes sobre eles enquanto escreve. Aproveite para organizar as suas ideias e encontrar relações entre as informações, já organizando um pequeno “resumo” da estrutura textual.

Inclusive, atenção à dica: ao longo da sua preparação para a prova, pesquise e leia muito sobre diversos assuntos do cotidiano. Quanto maior for a sua bagagem cultural, menor será a chance de ser surpreendido ou mesmo não ter o embasamento necessário para defender suas ideias com propriedade.

Escreva um texto objetivo

A estrutura padrão de uma redação dissertativa envolve a introdução ao tema, seu desenvolvimento com argumentos e, por fim, a conclusão do autor, que deve propor uma solução para o tema. Ao longo de todo o texto, você deve defender o seu ponto de vista, enquanto convence o leitor a concordar com você.

Introduza o tema corretamente

A introdução é um dos pontos mais delicados do texto. É necessário deixar claro, desde o início, que você compreendeu a proposta. Os objetivos do texto e seu viés argumentativo precisam estar definidos para quem lê. Por isso, explorar a problematização já no primeiro parágrafo pode ser interessante.

Desenvolva com clareza

Depois de apresentar o seu ponto de vista, é hora de defendê-lo. Desenvolva ao menos dois parágrafos apresentando diferentes argumentos que sustentam a sua opinião. É importante ser direto e garantir coesão entre as ideias. Normalmente, esse trecho do texto possui dois parágrafos: no primeiro, justifica-se o posicionamento, enquanto o segundo prioriza a escolha de argumentos que ajudem a complementar suas ideias.

Traga soluções

Por fim, retome o seu posicionamento e encerre o texto propondo, na conclusão, uma solução efetiva e viável para os pontos que você explorou na sua redação. É importante ressaltar que a solução deve ser desenvolvida ao longo de todo o texto, mas merece atenção especial em seu fechamento.

Esteja atento ao português

Muito mais do que defender suas ideias, é importante ater-se à norma culta da língua em sua redação, respeitando o novo acordo ortográfico; principalmente em relação à pontuação gráfica, regência e plurais. Seja objetivo, claro em suas ideias e mantenha o ritmo do texto, sempre de maneira coesa e coerente. Além disso, vale relembrar: não use a primeira pessoa do singular (eu) e evite gírias, piadas ou radicalismos. Também é muito importante não abreviar palavras.

Revise e transcreva seu texto

Antes de transcrever o seu texto para a folha de respostas, revise o conteúdo, avaliando o desenvolvimento das ideias e procurando possíveis erros de ortografia e gramática. Preste atenção ao limite de linhas e, claro, às margens. Boa prova!

Baixe o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia de estudos. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!