As expressões ao invés de e em vez de estão entre aquelas que costumam trazer muitas dúvidas aos alunos. Apesar da grafia similar, ambas possuem significados um pouquinho diferentes, e confundi-las pode até fazer você perder pontos importantes na redação. Por isso, nós organizamos uma breve revisão para você descobrir qual expressão é melhor para cada contexto. Vamos lá?

Ao invés de

A locução prepositiva ao invés de deve ser utilizada para expressar uma oposição de ideias, e tem o mesmo sentido das expressões ao contrário de ou em oposição a. Acompanhe alguns exemplos:

Larissa anotou as medidas dos móveis em centímetros ao invés de metros.

Ele virou na rua que o GPS indicou ao invés de seguir as minhas orientações, por isso nos perdemos.

Ao invés de carregar o celular, preferiu deixar a bateria descarregada porque não queria falar com ninguém.

Em vez de

Já a locução prepositiva em vez de traz dois significados diferentes - e daí o motivo para a confusão com a expressão que já observamos acima. Essa locução pode significar no lugar de, garantindo a ideia de substituição, ou ser um sinônimo para ao invés de e, portanto, também pode indicar ideias contrárias. Confira alguns exemplos:

Decidiu sair para jantar em vez de preparar toda a refeição. ? Ideia de substituição

Em vez de entrar em contato via telefone, preferiu ir até a loja para devolver o produto com defeito. ? Ideia de substituição

Se o dia amanhecer chuvoso em vez de ensolarado, teremos que adiar nosso passeio. ? Ideias contrárias

Em vez de fechar a porta, Paulo deixou-a aberta e os cachorros sujaram toda a casa. ? Ideias contrárias

Uma dica importante é que como a expressão em vez de abrange dois sentidos diferentes, a solução é optar pelo uso da locução em vez de sempre que você ficar com dúvida, já que ela pode cobrir tanto o sentido de substituição quanto o de oposição.

E aí, percebeu a diferença entre os usos de ao invés de e em vez de? Como vimos, não existe uma expressão “melhor” que a outra, e sim aquela que mais se adequa ao sentido da frase que você formulou!

Aproveite para solucionar mais algumas dúvidas essenciais de português, para mandar bem e evitar erros. Confira nosso post sobre a diferença entre afim e a fim e descubra se você está correto sobre a grafia correta de derrepente ou de repente.

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!