Uma das dúvidas mais comuns entre os alunos, capaz de enganar até mesmo os falantes mais experientes da língua portuguesa, são as expressões afim e a fim. Ainda que você já tenha conferido ambas durante as aulas de gramática, a grafia semelhante das palavras pode causar bastante confusão na hora de escrevê-las, certo? Mas para acabar com as suas dúvidas de uma vez por todas, nós explicamos a diferença entre afim e a fim. Vamos conferir?

Afim

A palavra afim é considerada um adjetivo, cuja função é afirmar que existem características similares entre dois objetos ou pessoas, por exemplo. Normalmente, é considerada um sinônimo das palavras semelhante, igual ou parecido. Vale lembrar ainda que ela pode ser flexionada no plural de acordo com o contexto no qual está inserida. Acompanhe alguns exemplos:

Propôs uma ideia afim àquelas que já estavam sendo discutidas ao longo da reunião.

Ambos os livros trabalham ideias de pensadores cujos posicionamentos políticos são afins.

As opiniões dos meus colegas de classe sobre este tema são afins.

A fim

A expressão a fim é, na verdade, parte da locução prepositiva a fim de, cuja função é indicar finalidade. Logo, apresenta o mesmo sentido de com a finalidade de, com o propósito de, com objetivo de. Uma dica é que a expressão costuma ser facilmente substituída pela preposição para. Confira alguns exemplos:

Saiu cedo do trabalho a fimde ter tempo para terminar os trabalhos da faculdade.

Giovanna foi viajar sozinha para o litoral a fimde colocar suas ideias no lugar.

Matheus mandou uma mensagem para Juliana a fimde descobrir a verdade.  

No português informal, a expressão também é utilizada para dizer que você tem interesse e gostaria de estar junto de alguém. Fofo, não é mesmo? Nesse caso, utiliza-se a expressão a fim, separada. Por isso, quando reunir coragem para mandar uma mensagem para a/o crush, atenção para não causar uma desilusão amorosa motivada por erros gramaticais, tá bom? ;)

Apesar da confusão, a diferença entre a fim e afim é bem simples. Agora a dica é praticar um pouquinho para memorizá-las e mandar bem na próxima redação. Aproveite ainda a visita ao nosso blog e teste os seus conhecimentos mais uma vez! Será que você sabe diferenciar os vilões onde e aonde e conhece a diferença entre mau e mal?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!