A  compreensão de texto se refere ao processo desde o ato de ler uma produção textual e entender a sua estrutura até a compreensão das palavras do autor. Assim, envolve um conhecimento do funcionamento gramatical da língua, de vocabulário e dos gêneros textuais - para discernir o formato em que a mensagem foi produzida, por exemplo.

Já  a interpretação de texto, diz respeito ao ato de perceber o que o autor quis dizer e, assim, retirar sentidos da produção textual. Esse processo envolve um conhecimento de mundo do leitor e a capacidade de entender o texto como algo pertencente à realidade - podendo, inclusive, criar intertextualidades com outras produções.

Nesse sentido, aprender a compreender e a interpretar textos não é importante apenas para o vestibular, mas sim para a vida toda! A capacidade de entendimento dos mais variados tipos de discursos irá ajudar o aprendizado de outras matérias, além de ser fundamental para a compreensão do mundo à sua volta. Por isso, nós preparamos algumas dicas que irão te auxiliar a melhorar consideravelmente sua habilidade de interpretação de texto. Vamos lá:

1) Leia bastante e todos os dias

Aumentar a carga de leitura diária irá te ajudar bastante a melhorar sua capacidade de interpretar textos, já que ampliará seus treinos de análise textual. E quando falamos de “ler”, não nos referimos apenas aos livros, mas também a outras produções, como reportagens jornalísticas, matérias de blogs e até publicações em redes sociais.

Além do material escrito, a interpretação de texto também abrange a produção de discursos em outros formatos, como audiovisual - filmes, músicas e vídeos - e linguagem gráfica - tabelas e gráficos, por exemplo. O objetivo é expandir o seu repertório, como mostramos na imagem:

2) Melhore a sua capacidade de concentração

Para compreender e interpretar um texto, é essencial concentrar-se no que você está lendo! Caso contrário, poderá reler a mesma frase 10 vezes e mesmo assim não entenderá nada do que foi dito. Portanto, é preciso trabalhar a concentração, melhorando sua capacidade de manter-se focado em uma mesma atividade. Veja algumas atitudes que irão te ajudar com isso:

Lembre-se que é completamente normal apresentar certa dificuldade para manter-se concentrado por mais de uma hora na mesma atividade, por exemplo. Por isso, dê alguns intervalos para o café ou para tomar um ar a cada 50 minutos de leitura ou de estudos.

No começo pode ser bem difícil, e é bem provável que, logo nos primeiros minutos, você já queira abrir o Instagram e rolar pelo feed! Mas é fundamental persistir nas ações descritas acima! Entenda que melhorar a capacidade de concentração vai te ajudar muito nos estudos e, mais para frente, também no desenvolvimento da sua vida profissional.

3) Explique para si mesmo o que está lendo

Procure fazer uma leitura mais lenta do texto, dividindo-o em partes menores para não ter que interpretar tudo de uma vez só no final. Além disso, adote algumas práticas que te ajudam a entender todas as frases e não perder partes do discurso. Veja alguns exercícios:

4) Estude gramática

Dominar o funcionamento padrão da língua portuguesa é fundamental para melhorar a capacidade de interpretação de texto, além de desenvolver habilidades de leitura e de escrita. Isso porque os estudos de gramática irão te ajudar a compreender o papel que cada estrutura possui para a criação de sentido nas frases.

O que é adjetivo? Para que serve?

5 tipos de sujeito que você precisa conhecer

Como acertar a concordância verbal

O que são advérbios e para que servem

8 figuras de linguagem que você precisa saber reconhecer

O que são pronomes? Para que eles servem?

Durante a leitura, procure estar sempre com um dicionário por perto. Cada vez que notar alguma palavra de que não conheça o significado, anote ou pesquise. Esse exercício irá ajudar a não perder nenhum termo importante dentro do texto.

5) Escreva bastante

A leitura e a escrita são processos muito relacionados. Portanto, escrever bem vai lhe ajudar a desenvolver uma melhor compreensão de textos, já que você vai estar mais familiarizado com as estruturas da língua portuguesa e como elas se organizam para a criação de sentidos. Veja alguns exercícios para aprimorar a produção textual no dia a dia:

6) Interpretação de texto no vestibular

O Enem e os principais vestibulares do país costumam cobrar uma série de questões que exigem o uso da capacidade de interpretação de textos dos candidatos. Veja algumas dicas para se sair bem nas provas:

É importante que, durante o ano todo, você aplique essas dicas e procure desenvolver cada vez mais a sua capacidade de interpretar textos e perceber o sentido dos enunciados. Esses conhecimentos irão te ajudar bastante com o aprendizado das matérias e com os exercícios do vestibular. Bons estudos!

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!