A matemática define o ângulo como a união de duas semirretas que possuem a mesma origem e não são colineares. No entanto, em alguns casos, quando duas ou mais retas se intersectam, também a relação entre os ângulos formados entre elas pode ser observada! Dessa forma, surgem os ângulos alternos, colaterais e correspondentes. Vamos entender mais sobre esses casos? Confira! 

Retas distintas cortadas por uma transversal

Quando duas retas distintas são interceptadas por uma reta na transversal em dois pontos distintos, são criados oito ângulos que possuem propriedades particulares. 

No caso do exemplo acima, nós podemos encontrar cinco tipos de classificações para os ângulos formados pelas retas a e b, cortadas pela transversal t. Acompanhe. 

Os ângulos alternos internos são representados pelos ângulos 3 e 5; 4 e 6. 

Os ângulos alternos externos são representados pelos ângulos 1 e 7; 2 e 8. 

Os ângulos colaterais internos são representados pelos ângulos 3 e 6; 4 e 5.

Os ângulos colaterais externos são representados pelos ângulos 1 e 8; 2 e 7. 

Os ângulos correspondentes são representados pelos ângulos 1 e 5; 2 e 6; 3 e 7; 4 e 8 . 

Agora que você já notou a relação e a classificação entre os ângulos formados nesse caso, que tal compreender as propriedades de cada um deles? 

Ângulos alternos internos

Como o próprio nome já indica, os ângulos alternos internos estão localizados na região interna das retas a e b, e a palavra alterno nos ajuda a perceber que eles estão em posições alternadas em relação à reta transversal t. Veja: 

Ângulos alternos externos

Assim como no caso anterior, o nome ângulos alternos externos nos ajuda a entender sua posição no plano. Nesse caso, os ângulos estão na região externa às retas a e b, e a palavra alterno nos ajuda novamente a perceber que eles estão em posições alternadas em relação à reta transversal t. Confira: 

Ângulos colaterais internos

Os ângulos colaterais internos são aqueles que estão do mesmo ladode uma reta transversal e estão localizados na região interna das retas distintas. Acompanhe:

Ângulos colaterais externos

Já os ângulos colaterais externos estão do mesmo lado de uma reta transversal, mas na região exterior das retas distintas. Entenda:

Ângulos correspondentes

Ângulos correspondentes são aqueles que ocupam a mesma posição em duas retas distintas. Entenda:

Conhecer a relação entre os ângulos alternos, colaterais e correspondentes é muito importante para mandar bem na geometria plana e ser capaz de solucionar problemas que envolvem as medidas de ângulos com mais facilidade! Se você gosta de matemática, não deixe de ler também outros posts que podem te ajudar nos seus estudos:

Como fazer multiplicação e divisão de frações

O que é logaritmo? Quais são suas propriedades?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!