A multiplicação e a divisão de frações costumam deixar os alunos um pouco inseguros, não é mesmo? De maneira geral, essas operações simplificam a soma dos numeradores e ajudam a representar as partes de um número inteiro. Nesse caso, para multiplicar ou dividir duas ou mais frações entre si, basta seguir algumas regrinhas simples. Que tal aproveitar para relembrá-las? Vamos lá!

Você sabia?

Nesse caso, o termo superior, representado pelo número 3, recebe o nome de numerador. Já o termo inferior, representado pelo número 5, é chamado de denominador. Essa nomenclatura é padrão e empregada para se referir aos termos de todas as frações. 

Multiplicação de frações

Para multiplicar dois números fracionários, basta seguir uma regra simples: multiplique os numeradores entre si, e depois multiplique os denominadores da mesma maneira. Acompanhe dois exemplos:

A multiplicação entre frações pode ser feita assim, independentemente do número de frações presentes na operação em questão. No entanto, a resolução de uma multiplicação com números fracionários é um pouco diferente quando envolve também um número inteiro. Veja o exemplo abaixo:

Nesse caso, é possível encontrar a solução de duas formas distintas. São elas:

Opção 1

Para solucionar essa operação, basta adicionar o denominador do número inteiro. Aqui, o número 32 poderia ser escrito na forma de uma fração, como 32/1. Logo, teríamos: 

Opção 2

Para encontrar o resultado, também podemos dividir o número inteiro pelo denominador da fração e, na sequência, multiplicar o resultado obtido pelo numerador da fração. Veja:

Divisão de frações

Para dividir duas frações, também é necessário seguir algumas regras. Nesta situação, deve-se multiplicar a primeira fração pelo inverso da segunda para encontrar o produto da operação. Confira:

É importante lembrar que essa regra deve ser aplicada em todas as operações que envolvem a divisão de valores fracionários, independentemente do número de frações. Assim, o numerador da primeira fração deve multiplicar o denominador da segunda e de todas as outras frações, enquanto o denominador da primeira fração multiplica o numerador de todas as outras frações. Confira o exemplo: 

E você, lembrou agora como são realizadas as operações de multiplicação e divisão envolvendo frações? Compreender esses conceitos é importante para os próximos passos dos seus estudos sobre a matemática, portanto não deixe de revisar esse tema, OK?

Se você curte matemática e quer mandar bem na disciplina, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

Fatoração numérica: como fatorar um número?

O que é logaritmo? Quais são suas propriedades?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!