A matemática é uma das matérias essenciais na grade curricular dos alunos. Saber os conceitos básicos é importante não só para enfrentar os desafios do cotidiano, mas também é uma forma de garantir pontos importantes nas provas e concursos. Com base nos assuntos mais frequentes dos vestibulares, separamos 10 fórmulas que você precisa saber para se sair bem. Confira:

Função do primeiro grau

As funções do primeiro grau são essenciais para diversas aplicações na matemática. É fundamental saber desenvolvê-las e, a partir dos resultados, ter a habilidade de montar gráficos. É uma temática que é amplamente abordada em diferentes tipos de prova e que tem grande utilidade em inúmeras situações do dia-a-dia.

Sua fórmula base é bem simples:

  • f(x) = ax + b

Função do segundo grau

As funções do segundo grau, ou a fórmula de Bhaskara, é também um assunto extremamente abordado nas provas. Além de a função ser bastante utilizada no mundo acadêmico, possui aplicações essenciais na engenharia, na física e até mesmo na economia.

Se você ainda tem dúvidas em como utilizar a fórmula de Bhaskara, nós fizemos um post sobre isso. Confere lá!

Progressão aritmética

Chama-se progressão aritmética a sequência de números que possui um padrão em sua progressão, ou seja, quando o conjunto em questão é composto por elementos que são obtidos através da soma de uma constante.

  • Termo geral de uma PA: an = a1 + (n - 1) · r

Onde n indica a posição do elemento.

  • Soma dos termos da PA: Sn = (a1 + an)/ 2 x n

Progressão geométrica

Já a progressão geométrica é um conjunto numérico que cresce ou decresce a partir de uma razão. Nesse tipo de progressão, a constante é um produto, isto é, fruto da multiplicação.

  • Termo geral de uma PG: an = a1 . qn-1

Onde q indica a razão e n a posição do elemento na progressão geométrica.

Combinação simples

Para quem não se lembra, o conceito de combinação simples encaixa-se em análise combinatória. Esse tipo de combinação é caracterizado pelo agrupamento de elementos  que são diferenciados entre si apenas pela sua natureza. Logo, para um determinado conjunto, formado por n elementos de p a p, qualquer subconjunto de A será uma combinação originada da seguinte expressão:

  • Cn,p = (n!) / p!(n – p)!

Áreas de figuras planas

A geometria também é uma área muito importante da matemática. Ela possui diversas aplicações no cotidiano, como calcular a área de uma casa e até mesmo em que ângulo o quadro na parede deve estar para ficar reto. Existem muitas ramificações dentro da geometria e uma das mais abordadas nos vestibulares são as áreas das figuras planas. Veja algumas das principais fórmulas do conteúdo.

  • Retângulo: A = B × h
  • Quadrado: A = L²
  • Losango: A = (Dxd)/2
  • Triângulo: A = (a x h)/ 2
  • Círculo: A = pi x r²

Nós já fizemos um conteúdo sobre como calcular a área de figuras planas. Dá uma olhada lá para se aprofundar ainda mais!

Volume de sólidos

Assim como as áreas das figuras, existem fórmulas específicas para calcular o volume dos sólidos. Existem algumas principais, que se referem a prismas, cilindros, cones e pirâmides. Acompanhe:

  • Prismas

V = (área da base) . altura para prismas com base quadrada

V = a . b . c para bases retangulares

V = (a . b)/2 . c

  • Cilindros

V = (área da base) . altura

  • Cones e pirâmides

V = (área da base) . 1/3 altura

Razões trigonométricas

É essencial saber calcular o seno, o cosseno e a tangente, por isso atente às fórmulas:

  • sen = cateto oposto/hipotenusa
  • cos = cateto adjacente/hipotenusa
  • tg = cateto oposto/cateto adjacente

Não enxergue as fórmulas matemáticas como “decoreba”. Não se esqueça: é essencial entender os conceitos por trás delas para que haja um real aprendizado. Existem alguns métodos que podem te ajudar a lidar com as dificuldades em matemática e até mesmo a fazer cálculos mais rápidos.

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!