Émile Durkheim é um dos principais nomes da sociologia moderna. Nascido em 15 de abril de 1858, na região da Alsácia-Lorena, na França, Durkheim é considerado, ao lado de Max Weber, um dos pais da sociologia moderna como conhecemos e estudamos hoje em dia. 

Sua contribuição para esse campo de estudos se deu por meio da definição de fatos sociais e como eles influenciam e explicam a sociedade. Durkheim faleceu aos 59 anos, no dia 15 de novembro de 1917, na cidade de Épinal, França.

Já deu para perceber que Durkheim é um nome bem importante para os estudos modernos, né? Por isso, merece uma atenção especial na hora de estudar para o vestibular! Confira abaixo um pouco mais sobre a sua vida e suas principais obras.

Vida e obra

Durkheim iniciou seus estudos em filosofia aos 21 anos, em Paris. Aos 29 anos, passou a se dedicar aos estudos da sociedade, dando origem a um novo e amplo campo do conhecimento, a sociologia.

Durante sua trajetória enquanto estudioso e pesquisador, Durkheim publicou a obra "As regras do método sociológico" (1895), na qual definia as diretrizes e a metodologia para as pesquisas e estudos da sociologia. Por meio deste livro, ele conseguiu transformar a sociologia em uma disciplina acadêmica, unindo as pesquisas empíricas (ou seja, aquelas obtidas através da experiência do pesquisador) e as suas teorias sobre uma série de questões que envolvem a sociedade.

Além disso, uma das principais contribuições de Durkheim foi a definição dos fatos sociais, razões e influências que justificam as ações que todos os seres humanos têm na vida cotidiana. Acompanhe!

Fato social

O próprio sociólogo definiu o fato social como "toda aquela maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior". Ou seja, é tudo aquilo que pode interferir nas escolhas humanas, das coisas mais simples às mais complexas, sem distinção de grandeza e que seguem três características fundamentais: generalidade, coercitividade e exterioridade.

Generalidade

São os fatos sociais que acontecem de forma geral na sociedade; algo que atinge a todos, como as leis e as divisões de trabalho.

Coercitividade

Quando nascemos, muitas regras, condutas e práticas já estão impostas na sociedade, portanto todas as pessoas são obrigadas a segui-las. O não cumprimento delas pode acarretar punições. Por isso, somos obrigados a respeitá-las.

Exterioridade

É o conceito de que os fatos sociais são externos ao indivíduo. Sendo assim, são impostos aos seres humanos e não há espaço para a consciência particular.

Instituições sociais

Durkheim desenvolveu obras em que deixava clara a preocupação com o bom funcionamento da sociedade e introduziu o conceito de instituições sociais, definidas como grupos em que as regras e valores são aceitos pela sociedade e que têm função de satisfazer as necessidades das pessoas. Alguns exemplos são a família, a escola e as religiões. 

Dessa forma, todas essas instituições sociais teriam a função de manter o bom funcionamento da sociedade. Qualquer quebra dos fatos sociais acarretaria em uma anormalidade, que poderia gerar uma série de problemas e recomposições sociais.

Durkheim definiu esse conceito comparando a teoria com o funcionamento de um organismo: segundo ele, existem estados de normalidade e de patologia. Quando há uma patologia, o organismo deve buscar soluções para eliminá-la e voltar para o estado normal. Por essa descrição, sua teoria é chamada de funcionalista.

Outra das obras mais significativas de Durkheim é “O suicídio” (1897), na qual o pensador associa a quantidade elevada de suicídios na Europa com a fraqueza das instituições sociais existentes na época, ressaltando como as regras são fundamentais para o bom funcionamento da sociedade.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre um dos nomes mais importantes da sociologia, que tal conferir outros materiais aqui do nosso blog?

Quem foi Thomas Hobbes

Stephen Hawking: entenda quem foi o físico britânico

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!