Desde a Revolução Industrial, no século XVIII, o rápido crescimento das cidades e a industrialização têm afetado o meio ambiente de forma bastante significativa. Por vezes, o êxodo das pessoas do campo para as cidades desenvolveu-se de modo desordenado e sem grandes planejamentos de infraestrutura. Com o passar dos anos, os problemas urbanos estão cada vez mais presentes no cotidiano de grandes cidades em todo o mundo, principalmente em países que são grandes potências econômicas, como a China.

Esses impactos afetam diretamente o meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas que moram nas cidades, como é o caso do lixo urbano, que polui a água e causa enchentes, e também da poluição do ar. Para você entender melhor esse tema, reunimos neste post os principais problemas ambientais urbanos. Acompanhe! 

Emissão de gases

A grande quantidade de automóveis e as diversas indústrias nas cidades são a principal causa da emissão de gases poluentes na atmosfera, que causam um desequilíbrio no efeito estufa (fenômeno que mantém as temperaturas adequadas para a sobrevivência na Terra). Esse fenômeno provoca as ilhas de calor, chuvas ácidas e inversão térmica nas cidades, como já explicamos no post sobre o efeito estufa. Confira também! 

Enchentes

Um dos motivos que causam enchentes em grandes centros urbanos é a impermeabilização do solo, ou seja, o asfalto e o cimento que são usados para pavimentar ruas e avenidas impedem a penetração da água, que fica acumulada nas vias. A modificação dos cursos de rios e lagos para a construção de prédios ou obras de infraestrutura urbana também são fatores que colaboram para a formação de enchentes. Com a anulação desses locais, a água não tem para onde escorrer e, assim, se acumula no solo. A alteração dos ciclos das chuvas, devido às mudanças climáticas acompanhadas do grande volume de água de tempestades e bueiros entupidos com folhas, lixos descartados de forma incorreta ou sem manutenção, também agravam as enchentes.

Poluição das águas

A água pode ser poluída por navios e pelo derramamento de combustíveis nos oceanos, bem como pela grande quantidade de lixo urbano descartada em rios e lagos pela população ou por indústrias. As consequências afetam tanto a natureza quanto os seres humanos, pois ela fica imprópria para o consumo e suas propriedades são alteradas, o que causa a morte de peixes e outros seres vivos aquáticos, além de deixar o solo mais ácido e acelerar a erosão. Veja as principais causas da poluição das águas: 

Lixo urbano: o descarte inadequado dos lixos é um problema para a natureza. Quando a forma de coleta, o destino e o tratamento desses lixos não estão bem estruturados, os materiais vão para rios, terrenos e lixões a céu aberto, ou são queimados, eliminando gases tóxicos. Dessa forma, os impactos ambientais aparecem nos solos, por meio de erosões e desmoronamentos, além da sua contaminação; no ar, por conta dos gases emitidos quando os lixos são queimados; e nas águas, devido às substâncias tóxicas que as contaminam e causam doenças graves à população.

Despejo de esgotos: muitas cidades não possuem a infraestrutura de saneamento básico adequada, por isso os esgotos domésticos e industriais são despejados em rios e outros locais com água. Isso impacta a vida aquática, contamina a água e limita seu uso para consumo da sociedade. 

Desmatamento

A expansão da área urbana das cidades sem planejamento, a exploração comercial da madeira e a atividade pecuária em regiões de mata são fatores que agravam o desmatamento de áreas verdes, como a floresta Amazônica e a Mata Atlântica. Além disso, locais como morros, áreas de preservação ou próximas a rios, com riscos de inundação, muitas vezes são ocupadas, desmatadas e lá são construídas casas de forma irregular. As raízes das árvores ajudam a sustentar o terreno, pois formam uma rede subterrânea com caminhos onde a água da chuva pode se infiltrar. Sem as raízes, como resultado do desmatamento, as camadas do terreno cedem com o peso da água. 

Entre as consequências dessas ações estão: deslizamento de encostas, redução do solo das áreas verdes e, como também falamos no tópico das enchentes, poucos locais para infiltração e escoamento. Além disso, o desmatamento também é um dos motivos da emissão de grandes quantidades de gases na atmosfera, principalmente o CO2, por meio das queimadas.

Mesmo em um momento em que mais pessoas estão se preocupando com o meio ambiente e conscientizando-se sobre os seus hábitos, além de realizar ações para melhorar e manter a natureza o mais intacta possível, grandes passos ainda são necessários para mudar esse cenário. Aproveite para estudar sobre os problemas ambientais urbanos, já que são assuntos recorrentes em grandes vestibulares e no Enem. Faça a sua parte para amenizar os problemas ambientais em sua cidade e incentive a família e os colegas a agir também! Acompanhe o nosso blog e confira outros posts sobre meio ambiente:

Quais são os biomas do Brasil?

Efeito estufa: quais são as suas causas e consequências?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!