Os termos tensão e corrente elétrica costumam ser definidos, erroneamente, como a mesma coisa. Porém, o estudante em dia com os conceitos de física não pode confundi-los, e é mesmo necessário saber exatamente o que cada um significa. Confira a nossa explicação completa sobre os significados desses dois termos tão importantes para o aprendizado dos conceitos de eletricidade e relembre essa diferença!

Outros conceitos

Primeiramente, vamos pontuar outros conceitos importantes para a compreensão do assunto:

Carga elétrica

O modelo atômico de Bohr define que um átomo é dividido em três partículas: prótons, nêutrons e elétrons. A carga elétrica é a propriedade dessas partículas de se atraírem ou de se repelirem, graças valores positivos ou negativos, que no átomo são:

nêutrons: neutro

prótons: positivo

elétrons: negativo

A essa propriedade de cargas positivas ou negativas, pode-se associar uma grandeza chamada quantidade de carga elétrica, cujos valores elementares no átomo são:

neutron: 0

prótons: + 1,6 x 10-19 C

elétrons: - 1,6 x 10-19 C

Condutores

São materiais que facilitam a passagem de cargas elétricas (elétrons e íons). São exemplos deles:

Metais: portadores de elétrons

Soluções eletrolíticas: portadoras de íons positivos e negativos

Gases: portadores de íons e elétrons

Isolantes

São materiais que não apresentam a movimentação de cargas livres em seu interior, como a madeira e a borracha, por exemplo.

Potencial elétrico

Imagine uma partícula eletrizada Q. Ao seu redor, ela produz um campo elétrico que pode repelir ou atrair outra partícula. Essa capacidade de atração ou repulsão presente em um corpo é representada pela grandeza chamada potencial elétrico.

Tensão elétrica

A tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico (ddp) entre dois pontos de um mesmo condutor. Essa energia realiza um trabalho sobre as cargas elétricas, propiciado pela presença de uma fonte geradora, que fornece a manutenção constante dessa diferença de potencial dentro do material.

A ddp ou tensão elétrica (U) é calculada pela relação da energia potencial elétrica (Ep) dividida pela quantidade de carga fornecida (Q), conforme a fórmula:

U = Ep / Q

De acordo com o sistema internacional de unidades, a energia potencial é medida em J (Joules) e a carga elétrica em C (Coulombs). A reação entre Joules e Coulombs resulta em Volts, representado pela letra V.

Corrente elétrica

A tensão elétrica, ou a diferença de potencial (ddp), provoca um movimento ordenado de partículas elétricas (portadoras de cargas positivas ou negativas), que é exatamente a definição de corrente elétrica.

Tipos de correntes elétricas

São divididas em dois tipos:

Corrente contínua (CC): sentido e intensidade constantes. Ex.: corrente gerada por pilhas e baterias.

Corrente alternada (CA): sentido e intensidade variáveis. Ex.: corrente gerada por usinas hidrelétricas.

O sentido do movimento da corrente elétrica possui 2 definições:

Corrente elétrica real: segue o sentido de movimentação dos elétrons livres (para a esquerda).

Corrente elétrica convencional: segue o fluxo de movimento das cargas positivas (para a direita)

Intensidade da corrente elétrica

A intensidade média da corrente elétrica (im) é definida pelo módulo da quantidade de carga (|q|) que passa pela superfície de um condutor em um intervalo de tempo (DeltaT), conforme a fórmula:

im = |q|/DeltaT

A unidade q é medida em C (Coulomb) e o tempo, em segundos. A relação entre Coulomb e segundos resulta na unidade de medida Ampère, representada pela letra A.

Há ainda outras versões menores da unidade, como:

1 mA = 1 miliampère = 10-3A

1 µA = 1 microampère = 10-6A

Para entender os estudos da energia elétrica como um todo, é preciso aprender mais sobre eletrostática e campos elétricos. Portanto, procure sempre fazer revisões desses conteúdos e realizar exercícios, para assim aprender de maneira efetiva.

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!