Na reta final dos estudos para o Enem e os vestibulares, você também precisa ficar atento ao que está acontecendo no Brasil e no mundo para, assim, ter um bom conhecimento sobre atualidades! Alguns assuntos que estão em foco na sociedade podem ser abordados em diferentes questões e disciplinas da prova, como biologia, geografia, história e, sobretudo, redação! Pode até parecer complicado largar os livros e cadernos para assistir ao jornal ou ler as notícias na internet, não é? Para ter foco nesse momento e levar a sério o estudo das atualidades, reunimos algumas dicas para você neste post. Confira!

Acompanhe as mídias

Para ficar bem informado sobre os assuntos atuais, você pode acessar sites de notícias, ler revistas e ter o hábito de acompanhar jornais impressos, além de ver telejornais, ouvir programas de rádio e podcasts, e assistir a canais no YouTube. Como há muita informação, não há necessidade de ficar o dia inteiro focado em ler todas as notícias, deixando de lado os estudos de outras disciplinas. 

A dica é priorizar alguns veículos dos quais você gosta e que oferecem um bom conteúdo sobre os assuntos que podem cair no Enem. Procure por análises dos fatos, leia artigos para ver mais de um ponto de vista, entenda o contexto da notícia e seus impactos políticos, econômicos e sociais, por exemplo. Ah, e tome cuidado para não ler apenas as manchetes!

Compare mais de uma fonte

Nem todas as fontes de informações são confiáveis, por isso é importante conferir a mesma notícia e o mesmo assunto em mais de um veículo. Assim, você confirma a veracidade das informações e não cai em fake news. Tome cuidado com as matérias sensacionalistas e com aquelas que não demonstram imparcialidade, ou seja, manipulam as informações para direcionar o leitor a uma determinada interpretação e a um ponto de vista da preferência do veículo. Então, lembre-se de escolher fontes de notícias confiáveis e fique atento!

Disciplinas + atualidades

Quando você estiver estudando, tente relacionar as atualidades com os conteúdos tradicionais que caem nos exames. Você já ouviu falar que uma das principais características do Enem é a interdisciplinaridade, ou seja, que uma questão envolve mais de uma disciplina, certo? Nós já falamos sobre ela aqui no blog! Essa prova é formulada de forma que os estudantes demonstrem as habilidades em contextualizar os acontecimentos históricos e atuais, além de associar o desenvolvimento econômico e social da sociedade com as disciplinas das áreas que caem na prova. 

Lembre-se de que as questões do Enem são elaboradas meses antes do acontecimento da prova. Por isso, é improvável que assuntos muito recentes sejam cobrados. Então, não se esqueça de estudar os fatos mais importantes do ano inteiro. Outro ponto importante: os assuntos atuais podem ser temas da redação ou estar relacionados com o tema proposto! Por isso, entenda bem o que está acontecendo no momento atual para redigir seu texto. Você conseguirá usar boas justificativas e argumentar sobre o assunto de maneira coerente com os fatos. Claro, sempre respeitando os direitos humanos!

Entenda os dois lados

Toda história de um acontecimento possui ao menos dois lados, duas perspectivas. Entenda os seus motivos, quem está por trás daquilo, as consequências… É essencial compreender o assunto por completo e criar uma interpretação própria sobre ele, assim a sua bagagem de conhecimento aumenta e você tem mais vantagens para escrever a redação, como falamos acima, e também para responder as questões interdisciplinares. Mais do que apenas ler informações, é necessário entender a situação e construir sua interpretação. Dessa forma você demonstra o seu olhar crítico de acordo com conteúdos verídicos. 

Organize sua rotina de estudos

Se você cursa o ensino médio ou está no cursinho, crie um cronograma de estudos! Como já explicamos aqui no blog, essa organização é importante para não deixar de revisar os conteúdos que caem no Enem. E não se esqueça de reservar um período para ler as notícias e olhar outros materiais complementares sobre atualidades! Nessas últimas semanas de estudo antes da prova, foque em organizar as responsabilidades para não se esquecer de nada e aproveite as horas livres - ou minutos - para ficar atualizado! 

Curtiu este post? Fique de olho no nosso blog e veja outras dicas relacionadas ao Enem:

Enem 2019: 6 assuntos para estudar atualidades

Dois meses para o Enem: saiba como se preparar na reta final

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!