O Enem está chegando, e é natural que a proximidade da data da prova aumente o nervosismo dos candidatos! Nesse momento, o tempo parece ser cada vez mais curto para os assuntos que ainda devem ser estudados e os tópicos que precisam de revisão. Mas acalme-se: é necessário respirar fundo para encarar a reta final com tranquilidade! Para ajudar, trouxemos algumas dicas para você estudar nos últimos meses de preparação para o Enem e alcançar o resultado desejado. Anota aí!

Avalie o seu cronograma de estudos

O mês de setembro já começou, e é hora de dar aquele up nos estudos! Com poucas semanas até o Enem, uma sugestão é reformular o seu cronograma de estudos e adaptá-lo de acordo com as suas necessidades. Por isso, pare um instante para refletir sobre quais disciplinas podem demandar maior dedicação e tempo de estudo durante essa reta final. 

Mas lembre-se: todas as disciplinas são importantes para alcançar uma boa nota no Enem. Mesmo com a data do exame se aproximando, não deixe de contemplar todos os conteúdos e estudar de maneira equilibrada. 

Também é interessante organizar um roteiro com os tópicos que causaram mais dúvidas ao longo do ano e que precisam de mais revisões antes da prova. Dessa maneira, você também poderá se certificar de que estudou os temas que são mais cobrados no Enem. 

Mantenha-se fiel às suas estratégias

Apesar de parecer pouco tempo, dois meses ainda envolvem muitas horas de estudo e dedicação. Por isso, faça uso do seu tempo com sabedoria! Se você manteve uma rotina de estudos saudável ao longo do ano, continue seguindo as suas estratégias também durante a reta final. Mantenha-se fiel às técnicas que ajudaram você nos estudos durante a preparação, como a resolução de exercícios, mapas mentais ou fichamentos, por exemplo. 

Por outro lado, se você está atrasado e começou a estudar para o Enem há pouco tempo, é hora de colocar a mão na massa. Foque nos conteúdos que foram mais cobrados nas últimas edições e não deixe de tirar as suas dúvidas com seus professores. O importante é manter um ritmo saudável de estudos e encontrar estratégias que funcionam para você! 

Atenção à velocidade

Uma grande dica para aproveitar ao máximo os últimos meses de preparação é conhecer ainda melhor a prova! Além da sua rotina de estudos regulares, crie o hábito de resolver simulados e também refaça as edições antigas do Enem. Você ainda pode simular as condições do exame, controlando o tempo e o acesso ao celular e aos livros, por exemplo. Assim, você irá perceber como está se saindo em relação ao tempo de resolução de cada questão e ao seu nervosismo. 

Essa abordagem também permitirá que você exercite os seus conhecimentos e perceba quais são os conteúdos que ainda precisam ser revisados para o exame. É importante lembrar que o Enem envolve uma grande quantidade de conhecimentos escolares, mas também é fundamental estar familiarizado com a estrutura do exame, já que a velocidade com a qual você soluciona cada exercício pode ser um diferencial no resultado final. 

Não se esqueça da redação

Uma boa nota na redação é essencial para quem deseja alcançar uma ótima média final no Enem. Por isso, esse é o momento certo para treinar ainda mais para essa etapa da prova! Produzir um ou dois textos por semana pode ser uma ótima sugestão para exercitar a sua habilidade de argumentação e de produção de texto, além de permitir verificar se você não tem dúvidas relacionadas à norma culta da língua portuguesa. 

Aproveite o momento para também cronometrar quanto tempo você demora para concluir a redação e vá buscando alternativas para otimizar o processo de construção do seu texto. Além disso, não se esqueça de continuar ligado nas notícias! O tema da redação costuma ser baseado em questões sociais atuais; portanto, acompanhe sempre jornais, revistas e canais informativos. 

É natural sentir a ansiedade aumentar durante a última fase da preparação para o Enem! No entanto, é necessário respirar fundo e não deixar o nervosismo tomar conta, OK? Você trabalhou duro até aqui, então continue firme nos estudos para alcançar a vaga que você tanto deseja!

Se você gostou deste post, aproveite a visita ao nosso blog e confira outras dicas sobre o Enem:

HQs para você estudar para o vestibular

Retrospectiva: os 7 últimos temas de redação do Enem

Erros de português que você não pode cometer no Enem

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!