A preparação para tirar uma boa nota no Enem não deve começar no final do ano, quando a prova já está batendo na porta. O ideal é se dedicar durante o ano todo para ter tempo de aprender tudo e revisar os pontos mais importantes. 

Pensando nisso, que tal conferir alguns macetes sobre o exame que vão te ajudar a otimizar seu desempenho durante a aplicação, e claro, a tirar uma nota boa para entrar na universidade dos seus sonhos? Então preste atenção no texto e anote as nossas dicas!

Entenda como é a prova 

O estilo de prova dos principais vestibulares e exames do país pode variar, e isso pode confundir a cabeça do estudante que está se preparando para encarar a maratona de provas. 

Para o Enem, é preciso se lembrar que as questões são de múltipla escolha e que estão sempre acompanhadas de um texto que tem a função de contextualizar o assunto antes de se responder à pergunta. Sabendo disso, é possível treinar a realização desse tipo de prova e se acostumar com a quantidade de texto que precisa ser lida.

Esse treinamento pode ser feito através de provas e simulados ou também assistindo a vídeos de solução de problemas de professores e estudantes que já realizaram o Enem, uma vez que eles têm experiência e podem dar mais macetes sobre como se dar bem durante a aplicação do teste.

Analise primeiro a pergunta

Antes de ler todos os textos presentes no caderno de perguntas, leia o enunciado da questão para direcionar a sua leitura ao tipo de informação que você deve coletar para resolver o problema.

Em questões de literatura, por exemplo, pode haver algumas referentes à escola literária a que o texto pertence, portanto é uma pergunta que não explora o conteúdo do texto, mas sim a sua estrutura. Tendo essa informação antes de iniciar a leitura, já é possível fazer isso de uma forma mais técnica para descobrir a qual escola ele pertence. 

Essa dica vai te fazer ganhar alguns minutos, mas não quer dizer que os textos podem ser ignorados, combinado? Se eles estão na prova é porque têm utilidade!

Leia com calma as questões

O tamanho dos textos e o tempo de prova geralmente são os combustíveis principais para deixar os estudantes aflitos antes e durante a realização do exame, mas esse comportamento só prejudica o rendimento.

Por isso, uma estratégia é respirar fundo para ler todas as questões e textos com calma, sentença por sentença, até garantir que compreendeu tudo o que está sendo dito. Muitas vezes a pressa faz com que o candidato leia com rapidez o texto introdutório, e ao chegar na questão, ele percebe que não deu a devida atenção ao que foi lido, tendo que ler novamente. 

Dessa forma, é preferível gastar um tempo a mais com a leitura detalhada logo de cara do que ter que perder minutos preciosos relendo o texto diversas vezes.

Separe as palavras-chave

Enquanto estiver lendo os textos e as perguntas das questões, destaque as palavras-chave referentes ao tema abordado para facilitar o seu entendimento. Isso vai fazer com que você ative a sua memória e se lembre de conceitos relacionados aos termos destacados.

Nas questões de exatas, por exemplo, elas podem ser "somou", "menos", "mais", "tirou", "subtraiu", "dividiu", "multiplicou", "fracionou" etc. Além disso, para não deixar nenhum valor de fora nas suas equações, sublinhe também os números presentes no enunciado para facilitar a checagem quando for resolver a questão.

Elimine as alternativas erradas

O Enem é uma prova de múltipla escolha, com cinco alternativas, sendo quatro erradas e apenas uma correta. Proporcionalmente, é mais fácil encontrar as alternativas erradas do que a única certa, então use isso a seu favor quando resolver uma questão difícil ou em que tenha dúvida. 

Elimine primeiro as respostas que você tem certeza de que não são corretas, pois essa dinâmica vai te ajudar a visualizar melhor aquelas alternativas que podem realmente ser a certa. O fato de existirem várias alternativas pode confundir o candidato e induzi-lo ao erro.

Conclusão

A preparação para o Enem deve começar o quanto antes. Afinal, é o maior exame do país e muitas pessoas concorrem às vagas nas universidades, então conhecer alguns truques e macetes para lidar melhor com a prova já é uma grande vantagem sobre os concorrentes. 

Para conferir mais dicas de vestibular, acesse o blog do COC e leia nossos artigos!