Uma das partes mais importantes que compõem a sua nota no Enem é a redação e, devido à sua enorme relevância, é necessário que você saiba como estruturar bem o texto para tirar uma pontuação satisfatória.

Pensando nisso, vamos te mostrar hoje algumas dicas que vão te fazer mandar bem no desenvolvimento do tema proposto. Separe o papel e a caneta para anotar o que te mostraremos a seguir. Acompanhe!

Estruture a sua argumentação 

O desenvolvimento do seu texto passa pela sua argumentação, por isso ela é tão importante e merece uma análise detalhada na hora de elaborar as suas ideias.

Para isso, coloque em um rascunho o que você pretende abordar na sua explicação e estruture seu raciocínio de forma organizada. Pense em quantos parágrafos você pretende expor todas as suas teses. Cuidado apenas para não colocar diversos pensamentos, pois dessa forma o seu texto vira um amontoado de teorias e você não consegue se aprofundar em nenhuma delas.

Atenção na argumentação

Quando for argumentar sobre a sua tese, é importante que você consiga embasar aquilo que está sendo exposto. Fazer isso é fundamental para separar o que é apenas uma opinião pessoal daquilo que possui comprovação ou embasamento.

Geralmente os textos que são disponibilizados antes da redação ajudam nessa hora, pois ali constam informações científicas, dados comprovados e falas de pessoas relevantes no âmbito do tema.

Dessa forma, utilize esses recursos para dar mais crédito ao que você está escrevendo, mas não se esqueça de que uma boa redação não é feita de cópia de dados alheios, então é fundamental que você utilize as informações sob a ótica das suas próprias ideias .

Deixe clara a sua opinião

Para desenvolver o seu texto com o objetivo de tirar uma boa nota, é preciso deixar a sua opinião clara durante toda a narrativa. Portanto, nada de ficar em cima do muro, sem emitir um ponto de vista sobre o tema. 

Se você optar por colocar em seu texto ideias opostas para expor os diferentes lados de um assunto, é importante salientar que, ao final, é fundamental que você tome um lado para si e conclua suas argumentações defendendo um dos pontos de vista apontados.

Cuidado com a superficialidade

Como já citamos brevemente neste texto, é preciso atentar à quantidade de argumentos que você colocará em seu texto, pois se colocar muitos, você correrá o risco de deixar pontas soltas que podem te prejudicar.

Além disso, a questão da superficialidade é algo que deve ser considerada pelo candidato ao elaborar uma narrativa. Com diversas ideias para colocar no papel, você não poderá perder muito tempo em cada uma; afinal, o Enem é uma prova extensa e tem horário limite para execução, e colocar muitos pontos em sua argumentação pode resultar em parágrafos rasos, que falam mais do mesmo e sem um aprofundamento sobre os temas.

Não fuja do tema

Esse tópico pode parecer óbvio, mas é fundamental que o estudante tenha sempre em mente o tema sobre o qual está escrevendo para que sempre se force a conferir se o que está sendo desenvolvido está de acordo com o que foi proposto.

É natural que durante a escrita as ideias nos levem a outros caminhos. Mas aqueles que se deixam envolver pela situação, muitas vezes, só depois percebem que estão escrevendo sobre coisas que não estão totalmente ligadas ao tema do texto. 

Por isso, é importante que se faça um rascunho com as ideias principais que serão abordadas no desenvolvimento da dissertação, bem como a checagem durante a escrita e a leitura após o término.

Tenha repertório

Para escrever um bom texto, com argumentos relevantes e bem estruturado, é preciso ter repertório. Isso quer dizer que você precisa desenvolver o hábito da leitura.

Essa prática é capaz de aumentar o seu vocabulário, fazendo com que você evite repetições desnecessárias; engrandecendo a sua capacidade de escrita ao conhecer a estrutura de textos; e te dando novas visões de mundo, que vão te ajudar a criar argumentos para você colocar no seu exame.

Conheça o Coach COC

Quer saber mais dicas de como se preparar para os vestibulares e para o Enem? Então não perca tempo e corra para o canal Coach COC no YouTube! Lá os nossos colaboradores e influenciadores postam vídeos muito legais sobre como se dar bem nos estudos e conquistar a aprovação em uma universidade. 

No blog do COC, temos também diversos materiais que vão te ajudar a potencializar o seu aprendizado e te preparar para encarar os testes mais difíceis do país. Acesse e confira!

6 dicas para estudar com a ajuda de aplicativos

6 dicas para fazer um ótimo resumo para o vestibular