Para organizar os estudos para os vestibulares, não se esqueça de reservar um tempo para estudar atualidades. Essa prática pode ser ignorada por muitos concorrentes, porém, aqueles que sabem e entendem o que está acontecendo no Brasil e no mundo estão mais preparados para enfrentar as questões que envolvem discussões sobre atualidades. Por isso, confira neste texto algumas dicas para organizar os seus estudos.

Atualidades caem no vestibular

Para começar, encare isso como parte da sua preparação para os vestibulares. Ter um tempo no seu cronograma para ler e assistir às notícias e se aprofundar em questões atuais é fundamental. Faça isso diariamente até que se torne um hábito. Esses minutos que você usará para procurar o que está acontecendo no Brasil e no mundo não são um momento de lazer, nem devem ser usados como algo para descansar. Isso faz parte dos seus estudos, portanto encare dessa forma.

Acompanhe os noticiários

Ter o hábito de ler jornais, assistir a noticiários ou escutar as notícias diariamente é fundamental para estar ciente do que está acontecendo no momento. Preste atenção no que está sendo noticiado, compreenda as consequências de tal notícia para a sociedade e estimule o seu pensamento crítico para tirar as suas próprias conclusões sobre os fatos.

Busque informações em diferentes veículos

Se você quer conhecer os diferentes pontos de vista sobre um fato ou uma notícia, é necessário acessar mais de uma fonte de informação, por isso faça uma lista de jornais, revistas, rádios e canais de televisão confiáveis e com credibilidade no mercado. É interessante, nesse caso, buscar veículos de comunicação que tenham diferentes pontos de vista e ter uma postura imparcial, assim você conseguirá acompanhar melhor as versões dos fatos e aumentar o seu repertório de argumentos. 

Cuidado com as fake news

Um assunto muito debatido nos últimos tempos é a propagação de notícias falsas na internet. Isso porque a facilidade de se publicar uma informação é muito grande, graças às redes sociais. Sendo assim, é preciso ter muito cuidado para não cair em fake news. Não confie em qualquer notícia ou publicação que você encontra na internet, pois ela pode não ser verdadeira. Como citamos nos tópicos anteriores, escolha sempre acompanhar as notícias por meios de comunicação que tenham credibilidade. 

Discuta as notícias

Para estimular o conhecimento e te ajudar no estudo de atualidades, procure debater os temas com os colegas de classe, amigos e parentes. Escute a opinião dos outros sempre com respeito e tente absorver aquilo que faça sentido e que sirva para você aumentar o seu conhecimento.

Estude as provas passadas

Claro que é muito difícil se aprofundar em todas as notícias que correm o mundo, portanto, para guiar o seus estudos sobre atualidades, pesquise as provas de vestibulares dos anos anteriores e veja quais são os assuntos que costumam ser cobrados. Isso pode ser um bom filtro para você focar a busca por informações. Além disso, perceba como essas questões são cobradas e o que os examinadores esperam como resposta.

Não perca as novidades do nosso blog. Confira:

"A" ou "HÁ": quando usar?

Como o câncer se forma?