A prova de humanas do Enem é composta por 45 questões que abordam temas de história, geografia, filosofia e sociologia. Por serem questões extensas e cansativas, queremos te ajudar a mandar bem e garantir um bom desempenho no exame mais importante do país.

Para isso, separamos algumas dicas que você precisa seguir enquanto realiza a prova. Ficou curioso? Então fique conosco e confira!

1 - Leia com muita atenção

Você já deve estar acostumado com as avaliações, trabalhos e atividades extensas das disciplinas de humanas, certo? Então, já sabe que é preciso ter muita atenção enquanto lê um texto de apoio e interpreta a pergunta a ser respondida.

No Enem isso não é diferente, e a prova de humanas se caracteriza por apresentar muitos textos, artigos, notícias, gráficos e outros tipos de materiais. Por isso, é preciso muita atenção em cada leitura durante o exame, pois informações importantes não podem passar despercebidas. 

A melhor maneira de exercitar a sua concentração e a sua capacidade de interpretação de texto é fazer exercícios sobre a matéria, para se acostumar com os diversos tipos de linguagem e abordagem que os textos podem conter. Além disso, você conseguirá também absorver outros dados relevantes para o entendimento da matéria. Portanto, mãos à obra! 

2 - Interdisciplinaridade

Outra característica marcante das questões da prova de humanas do Enem é a interdisciplinaridade. Isso quer dizer que um mesmo texto de apoio pode ser usado como base para que o candidato responda perguntas de disciplinas diferentes. 

Dessa forma, ter atenção é ainda mais importante, para você saber interpretar uma informação que está em um texto de história e poderá ser usada em geografia, por exemplo. 

Lembre-se de que as disciplinas se conversam o tempo todo, uma vez que um único fato pode ser abordado por diferentes pontos de vista. Pense na Revolução Industrial como tema principal de geografia. Podemos analisar o contexto geopolítico e histórico, as crenças filosóficas que motivaram as mudanças no mercado e o comportamento da sociedade diante delas. 

3 - Fique atento às atualidades

O Enem é um exame que trabalha muito com assuntos atuais e que propõe questões que traçam um paralelo com fatos históricos semelhantes. Dessa forma, é essencial que, durante a sua preparação para a prova, você tenha tempo de acompanhar os noticiários do Brasil e do mundo.

Confira as notícias em veículos de comunicação distintos e de opiniões diferentes, pois assim você conseguirá ter mais embasamento para compreender as relações que serão traçadas durante a prova. 

Essa tarefa se torna ainda mais fácil hoje em dia, devido à facilidade que os jovens têm de acessar notícias, jornais e fontes confiáveis de comunicação. Portanto, faça disso uma rotina em sua vida e saiba sempre o que está acontecendo no Brasil e nos outros cantos do mundo.

4 - Conheça os assuntos mais recorrentes

A prova de humanas é composta de quatro disciplinas, e dentro de cada uma delas, há aqueles temas que são mais comuns no exame. Portanto, é melhor o candidato saber quais são esses tópicos para não deixar de estudar nenhum deles. A seguir separamos por matéria os assuntos que você provavelmente vai encontrar no Enem. Veja:

- História: a disciplina pode ser dividida em “história do Brasil” e “história geral”. Na primeira, não deixe de estudar: período colonial, período imperial, Era Vargas e Estado Novo, ditadura militar, Diretas Já e governos pós-ditadura. Já em um aspecto global, estude sobre: Grécia e Roma Antiga, Idade Média, e Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

- Geografia: assuntos como geologia, climatologia, demografia, economia, geopolítica, geografia urbana, características dos estados brasileiros, biomas, recursos energéticos e sistemas agrícolas são muito comuns. 

- Filosofia: leia bastante sobre a filosofia clássica e seus principais pensadores, que são Aristóteles e Platão. E veja também os conceitos da filosofia moderna, junto com as ideias defendidas por Rousseau e Descartes.

- Sociologia: essa disciplina promove a discussão da sociedade e da forma como nos comportamos e interagimos com o meio. Então estude os conceitos de cidadania, organização social, democracia, globalização e movimentos sociais, que são assuntos recorrentes.

Conclusão

A prova de humanas vai exigir bastante do candidato, tanto no aspecto físico, quanto no mental, por isso utilize o tempo até o exame para fazer exercícios e se aprofundar nos assuntos que mais aparecem nas provas! Quer mais dicas para ir bem no Enem? Então confira nossos textos no blog do COC.