Em diversas disciplinas, os gráficos são usados para expor dados e passar informações, sejam elas de origem quantitativa ou qualitativa, bem como mudanças e tendências em um assunto específico. Os gráficos poderão aparecer para você de diversas formas: existem os de linha, de pizza, de colunas, de área e até infográficos. Por vezes, pode ser desafiador compreender todas as informações de um gráfico, por isso neste texto iremos te mostrar quatro dicas para você interpretá-los melhor. Acompanhe!

Leia as informações

Antes de interpretar o gráfico de maneira minuciosa, observe o contexto, o título e as demais informações que estão fora dele. Essa primeira etapa é importante para que você esteja ciente do assunto de que ele trata e quais tipos de dados ele está exibindo.

Analise o gráfico

Atente à maneira como o gráfico está passando as informações: se é por meio de números, porcentagem ou apenas por pontos. Nos gráficos mais comuns, que possuem um eixo vertical e outro horizontal, é fundamental observar o que está sendo mostrado em cada um dos eixos. Sem essas informações, será difícil tirar alguma conclusão!

Examine os dados isoladamente

Após fazer a análise geral do gráfico, é hora de interpretar cada um dos dados individualmente. Essa etapa é importante para que você entenda todos os pontos destacados. Além disso, facilitará a resolução de exercícios que pedem análises mais detalhadas, por exemplo.

Não se apresse durante a análise

Essa dica pode parecer óbvia, mas a pressa é uma grande inimiga no momento de interpretar os gráficos. A análise das informações deve ser feita com atenção para você não se confundir com os números e outros dados ali presentes. Dependendo da dificuldade do exercício, é necessário que se examine outras informações para se chegar aos resultados esperados. 

Os diferentes tipos de gráficos podem confundir quem tenta interpretá-los, por isso siga essas dicas e observe bem todas as informações que eles estão passando. Lembre-se de que os dados podem aparecer de diferentes maneiras, pois isso irá variar de acordo com o tipo de gráfico e o assunto a que ele se refere. 

Se você quer mais conteúdo de qualidade, que tal conferir outros textos que estão em nosso blog?

Como melhorar a rotina de estudos em 2020?

Escolas literárias no Brasil: do quinhentismo ao realismo

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!