Quando o fim do ensino médio vai chegando, aquele friozinho na barriga aumenta só de pensar no que vem pela frente, não é mesmo? As perguntas sobre a carreira que você quer seguir são ainda mais comuns e, às vezes, pode ser difícil ter uma resposta pronta, mas não tem problema. Muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual curso prestar ou em qual área quer trabalhar, por isso os testes vocacionais podem dar uma mãozinha. Quer saber mais sobre eles? Então fique ligado neste post!

O que é um teste vocacional?

Ele é um instrumento que faz parte da orientação vocacional, que também pode ser chamada de orientação profissional. O teste pode identificar as afinidades que uma pessoa tem com as áreas do mercado de trabalho e qual é o seu perfil, direcionando-a para um ramo com que se identifique e tenha uma aptidão maior para seguir uma carreira. 

O teste vocacional faz parte de um momento de transformação profissional e ajuda nas incertezas de jovens que estão se descobrindo e de profissionais que estão querendo mudar de carreira. Com ele, também é possível entender os valores e ideais de uma pessoa, além das habilidades e expectativas. Assim, a realização profissional fica ainda mais próxima, evitando mudanças de curso ou desvios de carreira.

Por que fazer um teste vocacional?

Nem todas as pessoas reconhecem as suas aptidões ou talentos desde cedo. Decidir uma profissão para seguir nem sempre é fácil, já que é importante conhecer a si próprio, ter noção da sua maturidade e acesso às informações profissionais durante o período escolar. 

Esses são fatores importantes para concretizar a decisão, mas é preciso organizá-los. Então, fazer o teste vocacional é um dos meios para traçar o caminho ideal e fazer escolhas mais assertivas, dando mais segurança aos jovens estudantes que tomam várias decisões importantes em um mesmo período, como escolha de carreira, posição social, desafios emocionais e pessoais etc.

Para que serve o teste vocacional?

O teste vocacional oferece benefícios para a orientação profissional em um momento de reflexão. Com ele é possível identificar interesses e potencialidades, reduzir a ansiedade, passar conhecimento sobre o mercado de trabalho, quebrar barreiras e mitos sobre os cursos e as profissões, planejar o futuro profissional, trabalhar a inteligência emocional, e desenvolver o autoconhecimento e habilidades, como comportamento em entrevistas e construção de currículo. 

Onde fazer um teste vocacional?

Os testes vocacionais são aplicados por psicólogos, já que são os profissionais capacitados para avaliar a personalidade das pessoas, com conhecimentos científicos e teóricos. Podem ser realizadas uma ou mais sessões para o teste. Por isso, a realização de teste gratuitos na internet não é recomendada! 

Como funciona um teste vocacional?

Esse teste funciona como uma avaliação, em que você responde a um questionário e tem algumas indicações de possíveis carreiras ao final. Nas sessões com psicólogos, há conversas, dinâmicas e exercícios para que o profissional apresente as profissões relacionadas ao perfil da pessoa. Além disso, podem ser feitos encontros com profissionais das áreas de interesse para saber mais sobre as carreiras.

Essas são as características dos testes vocacionais, que podem ajudar na escolha do seu curso e da sua carreira profissional. Se você tem interesse em fazer um, pesquise locais confiáveis para realizá-lo! 

Fique ligado no blog do COC e saiba mais sobre vestibular e carreira! 

Qual a forma ideal para se preparar para os vestibulares?

6 dicas para organizar os estudos de atualidades