A pós-graduação é uma oportunidade significativa para os profissionais que desejam evoluir em sua carreira e conquistar espaço em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e instável. No entanto, ao escolher o seu programa de pós-graduação em uma instituição brasileira, é necessário estar atento às diferenças entre lato sensu, focado no âmbito profissional e prático, e stricto sensu, voltado à pesquisa e à carreira acadêmica. Neste post, você confere as particularidades de cada um e também os principais programas oferecidos. Confira! 

O que é pós-graduação lato sensu?

Segundo o Ministério da Educação, as pós-graduações lato sensu envolvem os programas de especialização e os cursos de MBA. De maneira geral, ambos têm carga horária mínima de 360 horas, e ao final o aluno receberá um certificado - e não um diploma. Para cursá-los, o candidato precisa ter concluído curso superior e atender às exigências do processo seletivo formulado pela instituição de ensino. Confira abaixo as demais especificidades de cada tipo de pós-graduação lato sensu:

Especialização

As especializações são programas voltados aos profissionais diplomados que buscam aprofundar os seus conhecimentos em alguns aspectos específicos, ou ainda complementar a sua formação acadêmica. Os principais focos das especializações são o mercado de trabalho e a prática profissional em si, e não as atividades de pesquisa. Dessa maneira, esse tipo de pós-graduação é procurada por profissionais que desejam ascender na carreira, mas não têm a oportunidade de se dedicar aos estudos de maneira intensa e regular. 

Devido à amplitude de áreas e temáticas que podem ser abraçadas por cursos de especialização, é possível encontrar uma grande variedade de programas em diversas instituições. A duração mínima é de 360 horas, ou seja, cerca de 18 meses. Como trabalho de conclusão de curso, os alunos costumam produzir uma monografia, mas as especificidades podem variar de acordo com a área. Para aqueles que procuram um curso a distância, há também especializações cujo conteúdo é oferecido em plataformas on-line. 

MBA

A sigla MBA refere-se a Master of Business Administration, programa voltado especialmente para profissionais que atuam na área de negócios. Esse programa de pós-graduação costuma ser concentrado na área de gestão, negócios e marketing, e proporciona a aplicação desses conhecimentos em qualquer segmento profissional. Devido ao amplo enfoque no mercado de gestão, é um programa de pós-graduação procurado por profissionais que almejam crescer e alcançar cargos de liderança - mas que também não têm muito tempo para se dedicar à pesquisa. 

O MBA tem duração mínima de 360 horas, o equivalente a 18 meses. Para a conclusão do curso, os alunos costumam produzir uma monografia ou uma proposta de intervenção usando um exemplo real do mercado. Se você curtiu esse formato de pós-graduação, aproveite e confira nosso conteúdo especial sobre o que é um MBA

O que é pós-graduação stricto sensu?

As pós-graduações stricto sensu, por outro lado, englobam os programas de mestrado e doutorado, de acordo com o Ministério da Educação. Nesse caso, os candidatos também precisam ser diplomados e atender às exigências e especificidades determinadas pela instituição de ensino, além do edital formulado pela mesma. Confira as diferenças entre os programas de pós-graduação stricto sensu:

Mestrado

No país, os alunos podem encontrar dois tipos diferentes de programas de mestrado. O mais comum é o mestrado acadêmico, no qual o aluno aprofunda o seu estudo sobre um tema específico e relacionado à sua área de formação de maneira teórica. Essa modalidade é indicada para quem deseja trilhar a carreira acadêmica ou trabalha diretamente com questões relacionadas à pesquisa e à inovação. Para conseguir uma vaga em programas como esse, o candidato deve ter um pré-projeto de pesquisa, mas ele também irá passar por diferentes etapas de seleção, como provas, entrevistas e análise de currículo. 

Um diferencial importante - e que o aluno deve ter em mente na hora da decisão - é a necessidade de dedicação exclusiva que esse programa exige dos alunos. Um mestrando deverá estudar muito, diariamente. Normalmente, os programas de mestrado acadêmico têm duração de dois anos, e ao final desse período, o aluno deverá apresentar uma dissertação para a banca examinadora. No currículo, receberá o título de mestre. É possível encontrar opções de mestrado acadêmico em todos os campos do conhecimento. 

Há também os programas de mestrado profissional, opção interessante para quem busca desenvolver conhecimentos de pesquisa e aplicá-los na prática, enfatizando estudos e técnicas específicas. As exigências para ingresso neste programa são iguais às do formato do mestrado acadêmico, e a duração média do curso é de dois anos. Também é necessário apresentar uma dissertação ou um estudo de caso para a obtenção do título de mestre. Nesse formato, é comum encontrar programas relacionado às áreas de pedagogia, administração e outras carreiras multidisciplinares. 

Doutorado

O doutorado também está entre as pós-graduações stricto sensu, e o seu grande diferencial é a ênfase na área da pesquisa acadêmica e de inovação. Por isso, muitos profissionais com o título de doutor atuam como professores ou possuem cargos relacionados à pesquisa, seja no setor público ou privado. Para tornar-se doutor, o programa envolve dedicação ao longo de dois a quatro anos, e ao final deve-se apresentar uma tese baseada em uma temática inédita e inovadora para a área de conhecimento. Assim como o mestrado, é possível encontrar cursos de doutorado em todas as áreas do conhecimento. 

Aqui no blog, nós já contamos um pouco sobre como funcionam os mestrados e doutorados no Brasil. Se você achou bacana a pós-graduação stricto sensu, não se esqueça de conferir esse post e também conversar com profissionais atuantes na área sobre suas experiências!

E aí, qual o programa de pós-graduação que você mais curtiu? Planejar os passos da sua carreira profissional é importante para te ajudar a continuar crescendo e realizando novas conquistas. Por isso, não deixe de pesquisar sobre instituições e cursos que se adequam aos seus anseios, e boa sorte! :)

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!