A engenharia, uma das profissões mais tradicionais, ganha todos os anos novos alunos, que escolhem essa graduação em busca da atuação em suas diversas áreas. Dentro desse amplo leque oferecido pela profissão, a engenharia civil é de extrema importância, sobretudo para as relações modernas, pois a partir dela é possível tirar do papel diversos projetos e encontrar soluções criativas para os complexos problemas urbanos.

Em suma, os engenheiros civis são os responsáveis por projetar, organizar e gerenciar diferentes tipos de construções civis, desde casas e prédios até barragens e pontes, por exemplo. Esses profissionais são capazes de interpretar agentes externos, como vento, chuva, solo etc, para projetar a melhor estrutura possível e gerar projetos seguros e funcionais.

Como é o curso?

Assim como a maior parte dos cursos de engenharia, a civil também leva cinco anos para sua conclusão. Os dois primeiros costumam ser baseados em conceitos básicos de engenharia, como cálculo e noções gerais da área. Os últimos três anos são focados no aprendizado da engenharia civil em si. Esse curso está inserido na área de ciências exatas, já que exige conhecimentos técnicos para a atuação como tal.

Tipos de ênfase que o curso pode ter

Os cursos de engenharia civil, devido à grande ramificação de áreas de atuação, possuem algumas ênfases que as instituições de ensino superior adotam. Dar destaque a uma determinada área funciona como uma espécie de “especialização”, ou seja, a faculdade prioriza o ensino daquele ramo na formação dos profissionais que os cursam.

As ênfases mais populares são: estruturas metálicas, mobilidade, civil e ambiental, estrutura, fundações e transporte, empresarial, aeronáutica, portuária e produção civil.

O mercado de trabalho

Engenharia é uma profissão que possui um amplo mercado de trabalho, com grandes oportunidades de emprego. Embora geralmente  existam muitos projetos nos quais os engenheiros civis podem atuar, a demanda pode ser influenciada pela situação econômica do país em que se pretende trabalhar. Conforme a economia cresce, crescem também as chances de novos investimentos na área civil. Além disso, como existem diferentes ramificações dentro da profissão, é um mercado em constante atualização.

Áreas de atuação

Construção civil

A mais comum área de atuação de um engenheiro civil é o planejamento e a execução de obras, desde as menores até as que exigem uma engenharia mais complexa. Esse ramo é comumente chamado de construção civil.

Hidráulica e recursos hídricos

Lidar com as forças da natureza não é fácil e, por isso, os engenheiros civis têm o papel de criar soluções para convivermos com elas. Os profissionais que atuam com hidráulica e recursos hídricos são responsáveis por planejar e executar obras como barreiras, canais, sistemas de irrigação etc.

Infraestrutura e transporte

Essa ramificação da engenharia civil é voltada para as vias urbanas das cidades. Túneis, rodovias, viadutos, portos, entre tantas outras construções podem ser exercidas por esse profissional.

Saneamento

Uma das maiores exigências dos centros urbanos é manter o saneamento básico bem estruturado, e essa também é uma das funções que os engenheiros civis podem exercer. Projetar estações de recepção de água e montar estações de tratamento de água e esgoto, por exemplo, são algumas das tarefas.

Estruturas e fundações

Que é importante a presença de um profissional da área para projetar e executar as obras, nós já entendemos, mas também é fundamental um especialista para definir quais são as melhores formas de estruturar tal construção. É essa área que se responsabiliza  pela maior parte da segurança de um projeto.

Gerência de recursos

A gerência de recursos é feita pelo profissional responsável por encaminhar todas as ramificações dentro de um projeto,  garantindo que ele seja executado corretamente. É nessa área também que controla-se o padrão de qualidade.

Independentemente da área de atuação do engenheiro civil, todos esses são profissionais de extrema importância para o avanço moderno dos países. Sem eles, não seria possível realizar nem metade das ideias e estruturas a que temos acesso no dia a dia. A função desse profissional está mais próxima de nós do que imaginamos.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

Como escolher a profissão certa?

Como começar uma redação dissertativa?

Como funciona o FIES?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!