O arquiteto trabalha com o planejamento e a edificação das mais diversas construções, como prédios, casas, praças, parques e centros esportivos. O profissional é responsável por apresentar soluções criativas que utilizam melhor o espaço e que conciliam todos os processos da construção, a fim de atender às necessidades estéticas e funcionais dos clientes.

A área de arquitetura e urbanismo é bastante ampla e oferece ocupações diversas. Pensando em te ajudar a entender mais sobre a profissão, separamos as principais funções do profissional desse setor, bem como as formações básicas para ingressar na carreira.

Funções do arquiteto

O arquiteto pode desempenhar diferentes papéis durante a construção ou a reforma de uma edificação, veja:

Projeto

O arquiteto pode estar presente desde os primeiros passos da construção, escolhendo a localização e o tipo de terreno para a obra. Ele também é responsável por medir os impactos legais da edificação e regularizá-la de acordo com o projeto arquitetônico da região. Caso esteja trabalhando em um órgão público - construindo uma escola municipal, por exemplo -, ainda precisa analisar todo o entorno para definir como as dependências do colégio irão ser inseridas no espaço urbano.

O profissional poderá desenhar a planta da construção e definir como o espaço disponível será utilizado para produzir exatamente o que o cliente necessita. Imagine o seguinte exemplo: uma família contrata um arquiteto para construir uma casa de 2 quartos, só que o terreno é bem pequeno. O trabalho, então, se concentra em estudar a área e pensar em uma organização de cômodos que aproveite melhor o espaço. Até o posicionamento de portas e de janelas são pensados para tal e podem ser estratégicos para a economia de energia, por exemplo.

Coordenação da obra

O arquiteto pode trabalhar com a conciliação dos elementos necessários para a edificação de uma obra, ligando diferentes partes - engenheiros, pedreiros e fornecedores - para cumprir prazos e controlar os gastos. O profissional também é responsável pela escolha e pelo recebimento dos materiais, possuindo a incumbência de contornar os possíveis problemas com soluções criativas.

Arquitetura de interiores

O profissional participa da organização dos espaços interiores, tanto em edificações quanto em reformas. Ele é o responsável por combinar os diferentes elementos para oferecer conforto e funcionalidade; harmonizando a iluminação, a ventilação e o posicionamento dos móveis, por exemplo.

Paisagismo

Os profissionais da área de ambiente e paisagismo são contratados para a construção de espaços como jardins e parques, tanto no setor privado quanto para prefeituras, por exemplo. Além disso, o arquiteto pode se especializar na elaboração de fachadas, sacadas e até de pequenos ambientes verdes dentro das casas e apartamentos.

Planejamento urbano

São carreiras mais relacionadas ao conceito de urbanismo, que diz respeito à organização do espaço urbano. O arquiteto pode trabalhar com o planejamento de bairros e espaços na cidade, pensando em construções harmônicas entre si e com o meio ambiente. Além disso, há a opção de ocupar cargos que regulamentem o projeto arquitetônico da região e concedam permissões às edificações.

Engenheiro x arquiteto

São profissões que se complementam e trabalham juntas. O engenheiro está mais ligado à parte técnica da construção, calculando o que é necessário para colocar a obra de pé. Os profissionais de engenharia civil também se preocupam com fatores como tipos de materiais, inclinação do solo, umidade e incidência de ventos.

Outra carreira próxima à de arquitetura é a de design de interiores, cujo profissional é responsável por se preocupar com as cores, os estilos de móveis e a decoração de um ambiente. A profissão é relativamente recente, tendo sido regulamentada apenas em 2016. Fato é que os três tipos de profissionais citados trabalham em congruência para a realização das mais diversas obras.

O Curso de Arquitetura e Urbanismo

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo geralmente possuem uma grade curricular que mistura ciências exatas e humanas. O aluno precisa aprender tanto conteúdo de física quanto questões relativas à história da arte, por exemplo.

Para te ajudar a entender o que encontrará na graduação, selecionamos alguns exemplos de disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido pelo Instituto de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos, da USP de São Carlos/SP.

Introdução à Teoria da Arte, Arquitetura e da Cidade

Estudos da área de humanidades relacionados à história da arte, da cidade e do urbanismo.

Matemática para Arquitetura

O aluno aprende conceitos fundamentais da matemática para a execução das funções de um arquiteto.

Física

A disciplina trabalha temas como energia, transmissão de calor, equilíbrio estático, acústica e iluminação.

Conforto Ambiental nas Edificações

Ensina o aluno a criar projetos que atendam às necessidades humanas, mas respeitem o meio ambiente e economizem energia.

Estética

Estudo da estética e da posição da arquitetura enquanto uma produção artística.

Sistemas Estruturais em Concreto I-A

Ensina a utilização do concreto e outros minerais para a edificação de estruturas. No curso ainda há o estudo de outros materiais, como o aço e a madeira.

Arquitetura e Urbanismo, Ética e Sociedade

Estudo de como a arquitetura se relaciona com a sociedade brasileira, suas características e seus principais problemas.

Mercado de trabalho

O arquiteto pode trabalhar dentro de empresas privadas, de órgãos públicos ou de maneira autônoma, sendo contratado para projetos específicos. Ele pode lidar com grandes construções, bem como pequenas reformas de cômodos dentro das casas - tudo depende da área em que o profissional se especializar e desejar seguir.

O mercado de trabalho costuma estar aquecido, principalmente em épocas de recuperação de crises, visto que as pessoas e as empresas passam a investir novamente na construção civil. Uma projeção para o futuro é que se passe a reformar as casas em função de adaptá-las às novas tecnologias, principalmente com a inserção de eletrodomésticos e sistemas inteligentes.

Confira outros guias de profissão que vão te ajudar a escolher uma carreira para seguir no futuro!

Guia de profissões: o que faz um sociólogo?

Guia de profissões: o que faz um engenheiro elétrico?

Guia de Profissões: o que faz um jornalista?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!