Uma das profissões que mais crescem no mercado, e da qual muitos estudantes buscam seguir carreira na área, é a de programador. Relacionada à informática e à tecnologia da informação, essa profissão ganhou uma homenagem em 13 de setembro de 2009 e, desde então, esse é o Dia do Programador. 

Isso porque o presidente da Rússia na época, Dmitry Medvedev, decretou feriado profissional no 256º dia do ano, sendo que em anos bissextos o Dia do Programador será comemorado em 12 de setembro. E qual o motivo dessa escolha específica? O número 256 representa a quantidade de valores diferentes que um byte (unidade de informação digital que equivale a oito bits) pode representar.

Por isso, este artigo em homenagem a esse profissional é para tirar todas as suas dúvidas a respeito da área e para você entender melhor o que faz um programador. Afinal, o que seria da nossa vida sem computadores e celulares no nosso dia a dia, certo? Acompanhe o texto e saiba mais!

O que é um programador?

Os programadores são profissionais que atuam em tudo o que envolve softwares, bancos de dados e aplicativos de celular. Geralmente o programador atua de forma individual e precisa dominar pelo menos uma linguagem de programação. 

Assim, deve escolher o caminho mais adequado para escrever o código e entregar o sistema em funcionamento. Esses profissionais devem estar sempre atualizados sobre as novas tecnologias e suas tendências, as possibilidades de linguagem, a engenharia de software e quaisquer tipos de novidades que apareçam nos sistemas operacionais. 

Eles desenvolvem apps para dispositivos móveis e computadores, e outras funcionalidades que o universo digital oferece para facilitar a nossa vida. Para isso, o programador aprende a usar diversos tipos de linguagens de programação, pois assim ele consegue criar softwares que ainda não existem, sempre inovando nas utilidades dos aparelhos.

O que um programador faz? 

A partir de uma linguagem de programação, o profissional pode criar novos comandos para diversos programas ou outras aplicações para os que usamos diariamente. Quer exemplos? A programação está no despertador do seu celular, no pedido de comida por aplicativo, nos livros que você lê pelo celular ou nas lives das redes sociais. 

Essas funcionalidades, que já se tornaram naturais em nosso cotidiano, foram criadas por programadores e desenvolvidas com a ajuda de vários códigos diferentes. Esse profissional é responsável pela construção, concepção e manutenção de diversos tipos de sistemas informacionais. 

Nessa área, os profissionais trabalham com linguagens como HTML, JavaScript, Python, PHP, Ruby e C++ entre outras, podendo se especializar em uma ou em várias. Os programadores podem trabalhar com videogames, sistemas empresariais e produção de itens personalizados para os clientes, não apenas focados em celulares e computadores. 

Como ser um programador? 

Para trabalhar na área e seguir a carreira de programador, é necessário aprender muito bem as linguagens de programação. Você pode buscar se profissionalizar fazendo uma graduação seguida de um curso de extensão ou uma especialização, o que leva entre 3 e 5 anos, aproximadamente. 

No Brasil, existem universidades públicas e privadas que oferecem cursos que abrem portas para os estudantes ingressarem nessa área. Também é importante ter familiaridade com o inglês - pois a linguagem da programação é feita no idioma -, um bom raciocínio lógico para criar os códigos e facilidade com números. 

Onde trabalhar como programador? 

O profissional da área de programação pode trabalhar em empresas de tecnologia que, muitas vezes, realizam o serviço para empresas maiores ou para empreendimentos de outros portes que têm interesse em criar o próprio software. Também podem estar em bancos, consultorias e prestadoras de serviços, ou trabalhar de forma autônoma.

O programador também pode atuar como consultor ou desenvolvedor de um programa para uma marca. 

Por isso, é comum encontrar programadores em agências de publicidade, auxiliando no marketing digital e web, ou em startups. Além disso, existem as empresas que possuem vagas de emprego nessa área especificamente, ampliando ainda mais o mercado de trabalho atual. 

O mercado de trabalho para os programadores tem uma ótima tendência de crescimento nos próximos anos. Por isso, se você tem interesse, comece a trilhar o seu caminho de conhecimento para ser um programador!

Essa profissão é muito importante no mundo todo atualmente, já que a cada dia a tecnologia muda, inova e evolui, não é mesmo? Sem os programadores, você não estaria lendo este texto aqui no blog do COC, por exemplo, ou escutando as suas canções favoritas em aplicativos de música. 

Saiba mais sobre outras profissões aqui no blog!

Guia de Profissão: como é a carreira de advogado?

Guia de Profissão: o que faz um engenheiro de telecomunicações?