Você tem interesse em seguir uma carreira cuidando de diferentes tipos de animais de pequeno, médio e grande porte? O profissional que trabalha nessa função é o médico veterinário, que busca os melhores cuidados e dá muita atenção à saúde dos bichinhos. A medicina veterinária é a área que se dedica à prevenção e ao tratamento das doenças dos animais, desde em clínicas veterinárias até em zoológicos!

Saiba mais sobre a atuação de um médico veterinário no mercado de trabalho no texto a seguir!

O que faz um médico veterinário?

Essa é uma carreira que tem um vasto campo de atuação, desde o acompanhamento da saúde de animais de estimação, a reprodução de rebanhos ou a alimentação de uma série de espécies até o controle de doenças em populações de animais silvestres. O veterinário também pode ser um profissional que atua no controle de qualidade de produtos industriais e em pesquisas na área de zoonoses.

Onde um médico veterinário pode trabalhar?

O médico veterinário pode atuar em diversos ambientes de trabalho, como: clínicas veterinárias para animais de estimação, fazendas, indústrias de alimentos de origem animal, centros de controle de zoonoses, órgãos fiscalizadores, zoológicos, institutos de pesquisa e universidades.

Onde estudar medicina veterinária?

Muitas universidades pelo país oferecem o curso de Medicina Veterinária para formar e preparar os profissionais para o mercado de trabalho. Lembre-se de optar pela graduação em instituições avaliadas e aprovadas pelo MEC para ter um diploma reconhecido!

O curso dura aproximadamente cinco anos e exige estudo em tempo integral, além de combinar disciplinas teóricas com aulas práticas. Para terminar a graduação e se formar, os alunos devem fazer um estágio supervisionado e também apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre um assunto da área de medicina veterinária. 

Na maioria das universidades, algumas matérias são comuns nos dois primeiros anos, como anatomia, morfologia e genética animal, microbiologia, parasitologia, cirurgia veterinária básica, nutrição básica, química e biologia. Para exercer a profissão no Brasil, o médico veterinário deve se inscrever no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado onde atuará profissionalmente.

Quais são as especializações da medicina veterinária?

Assim como acontece com os médicos de seres humanos, os profissionais voltados aos animais podem se especializar em diversas áreas da medicina veterinária, como:

Medicina veterinária clínica: o profissional dessa área atua em clínicas para animais de estimação examinando os bichinhos, prescrevendo medicamentos e também realizando pequenas cirurgias, se necessário.

Veterinária industrial: o médico veterinário que é especializado em veterinária industrial acompanha a fabricação de produtos de origem animal e também produtos para os animais, como rações para cães e gatos.

Medicina veterinária ambiental: na especialização, o veterinário ambiental estuda animais silvestres em seu habitat natural. Esse profissional cuida da saúde das espécies, identifica doenças e contribui para a preservação dos animais. O médico veterinário ambiental também pode cuidar da reabilitação de animais de cativeiro que serão devolvidos à natureza.

Controle e tecnologia para populações animais: o médico veterinário pode trabalhar com o desenvolvimento de melhores técnicas para criação e nutrição de rebanhos, além de atuar na melhoria genética e na reprodução.

Essas são as principais informações que você deve saber sobre a carreira de médico veterinário! Curtiu e quer seguir a profissão? Então comece a pesquisar as principais instituições que oferecem essa graduação e bons estudos durante a jornada para cuidar de muitos animais incríveis!

Fique ligado no blog do COC e acompanhe os conteúdos para conhecer mais sobre outras profissões.

Guia de Profissão: o que faz um profissional de biomedicina?

Guia de Profissão: como é a carreira de medicina?