Em 30 de maio, é comemorado o Dia do Geólogo, o profissional que estuda a composição, origem e estrutura da crosta terrestre, além das suas transformações; estuda fósseis e minerais; faz a topografia de terrenos; acompanha a exploração de jazidas de minério etc. Também conhecido como “engenheiro geológico”, ele investiga como as forças naturais, como a desertificação e a erosão, atingem o planeta.

O geólogo participa de obras como hidrelétricas, barragens, linhas de metrô, túneis, pontes e viadutos, pois ele faz a análise do solo e das rochas e elabora o estudo de impacto ambiental. Para atuar, o profissional precisa ser registrado no Conselho Regional de Arquitetura e Agronomia (Crea). Quer saber mais sobre o que um geólogo faz? Acompanhe o texto abaixo!

O que faz um geólogo?

O profissional que atua na geologia faz levantamentos geofísicos e geológicos, analisando, coletando e interpretando dados e gerenciando amostras. Também elabora mapas, fiscaliza serviços para a exploração de minas e acompanha estudos ambientais. Para seguir a carreira de geólogo, é essencial estudar constantemente, já que é preciso ter conhecimentos sobre as estruturas da crosta terrestre e os processos que a formaram. 

Ser um geólogo é o interesse de muitas pessoas que querem trabalhar em vários locais e ao ar livre, e é possível direcionar a carreira para uma área dentro de um vasto campo de atuação. O profissional pode estudar os métodos para se obter minerais em um lugar específico, avaliar o meio ambiente para auxiliar na prevenção de inundações e erosões, e fazer pesquisas sobre petróleo e gás natural. Além disso, o geólogo pode analisar fósseis, topografar terrenos para encontrar sinais de outros povos que viveram ali e acompanhar a exploração de jazidas junto aos órgãos governamentais. Ele também está presente em grandes obras, como de metrô, de túneis e de hidrelétricas, analisando as rochas e o solo e montando um estudo relacionado ao impacto ambiental e o quanto esses projetos são viáveis. 

Como é o curso de Geologia?

O curso para atuar na área é um bacharelado, está em algumas universidades com o nome de Engenharia Geológica ou Geologia, as matérias são divididas conforme a evolução dos alunos e pode durar 5 anos. No começo, são apresentadas as disciplinas básicas, como Geografia, Física, Química, Biologia e Matemática e, em seguida, a grade fica mais específica, com aulas de Geologia Geral, Vulcanologia, Paleontologia, Petrologia, Hidrogeologia, Geoquímica, Mineralogia, Geologia Estrutural, Geofísica, Estratografia, Tectônica, Geomorfologia etc.

Após o terceiro ano, as disciplinas práticas começam, nas quais os estudantes aprendem as técnicas de topografia, de cartografia geológica, de fotografias aéreas e de imagens de satélites, além dos trabalhos de campo com a coleta de material para análises em laboratório e mapeamentos. Assim, é possível ficar familiarizado com a profissão que será exercida e entrar no mercado de trabalho com certa experiência.

Como é o mercado de trabalho para o geólogo?

No Brasil, esse profissional pode atuar na indústria de petróleo, o principal campo de atuação no país. Os geólogos também podem trabalhar em agências governamentais, empresas privadas e instituições sem fins lucrativos, explorando e analisando o solo, além de avaliar os impactos ambientais.

Outro importante campo é a hidrogeologia, que trabalha na captação de água em aquíferos e faz a consultoria em projetos relacionados ao meio ambiente. O geólogo também pode trabalhar em indústrias de mineração para localizar minerais, avaliar os riscos de desabamentos e de deslizamentos e adequar tudo às normas ambientais.

Quais são as principais especializações?

As opções de especializações são muitas, mas as principais são:

Geologia Ambiental: campo que estuda o meio ambiente, planeja a ocupação de territórios e avalia os riscos geológicos da área, como enchentes e erosões. Além disso, o geólogo também poderá atuar na recuperação de solos contaminados por produtos químicos. 

Hidrogeologia: o geólogo especializado nessa área pode trabalhar na descoberta de águas subterrâneas, além organizar a exploração dos locais e garantir a qualidade das águas levando em conta a consciência e a responsabilidade com o meio ambiente.

Paleontologia: os paleontólogos localizam os sítios arqueológicos com fósseis para encontrá-los, escavá-los, protegê-los e preservá-los, além de preservarem a crosta terrestre. Dentro da paleontologia, o profissional possui um amplo leque de áreas para trabalhar.

A geologia é uma área muito interessante e repleta de conhecimentos, não é mesmo? Se você quiser conhecer mais sobre outras profissões, acesse o blog do COC e acompanhe os nossos posts.

Guia de Profissão: o que faz um engenheiro de produção?

Guia de Profissão: o que faz um profissional de Biomedicina?