Gagueira, dificuldade para engolir, falta de articulação ao pronunciar determinados sons ou mesmo aquele zumbido chato e bem baixinho no ouvido: a fonoaudiologia é uma área muito conhecida e capaz de nos ajudar não só a prevenir, mas também a encontrar soluções para esses distúrbios relacionados aos processos de comunicação - seja na fala, na audição ou aqueles relacionados a movimentos, como a deglutição. Sendo cada vez mais requisitados no mercado de trabalho, esses profissionais se preocupam, sobretudo, em cuidar da saúde das pessoas.

O que faz um fonoaudiólogo?

O fonoaudiólogo é um profissional focado em todos os aspectos da comunicação humana, ou seja, a linguagem oral e escrita, a fala, a voz e a audição, além dos movimentos relacionados à mastigação, deglutição e respiração. Logo, é responsável por desenvolver atividades voltadas à saúde, prevenção, avaliação, diagnóstico, orientação e terapia de seus pacientes. O fonoaudiólogo pode atuar de forma individual ou em parceria com outros profissionais da saúde, como fisioterapeutas, neurologistas, psicopedagogos e psicólogos, por exemplo.

O fonoaudiólogo pode se especializar em diversos ramos e, podendo trabalhar na área clínica ou educacional, bem como na área estética, segmento voltado para o ensino de técnicas e habilidades para falar em público. Também é possível envolver-se na área acadêmica, elaborando projetos de pesquisa nas mais diversas áreas.

Como é o curso?

Uma vez que o curso de fonoaudiologia pertence à área da saúde, o estudante terá contato com uma série de disciplinas voltadas ao segmento, como anatomia, fisiologia, neurologia e psicologia. O interessante é que os currículos acadêmicos ainda incluem matérias voltadas às ciências humanas e sociais, como linguística.

No entanto, grande parte do conteúdo da grade de aulas é voltada para questões mais específicas da própria fonoaudiologia. Entre elas, o desenvolvimento da linguagem oral e escrita, voz, motricidade orofacial, patologias da comunicação e saúde pública.

O aluno matriculado em um curso de fonoaudiologia deve, ainda, cumprir horas de estágio obrigatórias e, ao final do curso, apresentar um projeto de monografia. Os cursos de graduação da área oferecem título de bacharel em fonoaudiologia e têm duração média de quatro anos.

O mercado de trabalho

Considerada uma das profissões com maior perspectiva de crescimento nos próximos anos, a fonoaudiologia vem ganhando destaque sobretudo em países nos quais é notável um aumento da população idosa, já que  esses profissionais podem ajudar a proporcionar um envelhecimento ainda mais saudável para a terceira idade.

Tal tendência de crescimento também é perceptível no Brasil, mas por outros motivos. Aqui, muitos especialistas são procurados devido à grande quantidade de adolescentes que têm a audição comprometida pelo uso contínuo de fones de ouvido.

Assim, há uma grande gama de campos de atuação nos quais o fonoaudiólogo pode atuar, como em clínicas, hospitais, asilos, creches e escolas, além de emissoras de rádio e televisão ou empresas de segmentos diversos.

Vale ressaltar que a maior parte das oportunidades profissionais está no setor público, voltadas essencialmente para o atendimento da terceira idade e de crianças. No entanto, os profissionais são geralmente muito requisitados e há uma série de oportunidades para eles também no setor privado.

Para exercer a profissão, o profissional deve concluir graduação na área e possuir registro ativo no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

Especialidades

Ao todo, o Conselho Federal de Fonoaudiologia reconhece 11 áreas de especialização para seus profissionais. Conheça um pouquinho sobre cada uma:

Audiologia

Responsável pela saúde auditiva, promove programas de prevenção e promoção do bem-estar, realizando diagnósticos audiológicos e também a reabilitação, selecionando e adaptando próteses de acordo com a necessidade do paciente.

Linguagem

Profissional que atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de distúrbios relacionados à capacidade de fala e escrita.

Saúde coletiva

Voltado à atenção para saúde e diagnóstico de grupos populacionais, constrói estratégias de planejamento e gestão.

Motricidade orofacial

Responsável pela prevenção, o diagnóstico, a habilitação e a reabilitação de todas as funções ligadas à respiração, sucção, mastigação e deglutição, além da articulação da fala. Também atua no desenvolvimento da fala e na estética facial.

Voz

Esse fonoaudiólogo atua com atores, cantores, locutores, jornalistas e professores, por exemplo, sendo responsável por auxiliar tais profissionais a trabalhar sua postura vocal. Assim, atua na prevenção, na avaliação, no aperfeiçoamento e no tratamento da voz, seja ela cantada ou apenas falada.

Disfagia

Voltado aos cuidados dos transtornos de deglutição, este profissional tem o papel de diagnosticar, habilitar e reabilitar pacientes.

Fonoaudiologia educacional

Atuando diretamente no processo de ensino e aprendizagem, essa especialidade da fonoaudiologia tem por função aprimorar e prevenir distúrbios relacionados à linguagem oral ou escrita, bem como audição, motricidade orofacial e voz.

Gerontologia

Esse profissional tem seus esforços voltados ao bem-estar dos idosos e, portanto, atua para prevenir, diagnosticar e tratar transtornos que envolvem audição, fala e linguagem, além dos movimentos de deglutição, motricidade orofacial e vocalização.

Fonoaudiologia neurofuncional

Especialidade da fonoaudiologia que trabalha diretamente com pessoas com alterações neurofuncionais, atuando no tratamento de sequelas e danos ao sistema nervoso central ou periférico.

Fonoaudiologia do trabalho

Responsável por desenvolver programas capazes de permitir a permanência de outros profissionais em seu local trabalho, sem qualquer tipo de restrição, diagnosticando riscos fisiológicos e desenvolvendo programas para a conservação da saúde auditiva nesses espaços.

Neuropsicologia

Esta especialidade é voltada para a prevenção e o tratamento de distúrbios relacionados à comunicação e sua conexão com questões cognitivas.

E aí, está pensando em seguir a carreira de fonoaudiologia? Confira o vídeo que o Conselho de Fonoaudiologia de São Paulo preparou sobre a profissão:

?

Aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

Como funcionam os mestrados e doutorados no Brasil

O que foi o modernismo?

7 gráficos para entender melhor o Brasil

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!