A engenharia é um campo de atuação muito amplo e com muitas vagas e oportunidades. Para os estudantes que estão em dúvida sobre qual tipo de engenharia é mais adequado aos seus gostos e preferências, vamos contar um pouco mais sobre o ramo de telecomunicações. Acompanhe e tire suas dúvidas.

O que faz um engenheiro de telecomunicações?

O engenheiro de telecomunicações é capacitado para criar e desenvolver aparelhos utilizados em transmissões de sinais (como de televisão e de internet) e pode, também, atuar no planejamento e na execução de planos de cabeamento de empresas, ou seja, esse profissional pensará, por exemplo, em como uma operadora de celulares fará para levar os cabos necessários a uma área para oferecer seus serviços (como por fios aéreos ou subterrâneos). Além disso, ele pode atuar codificando os sinais de transmissão para que atinjam os consumidores corretos.

Com a popularização dos celulares e sinais de internet sem fio, esses profissionais atuam também no desenvolvimento de melhores estratégias de transmissão dos sinais das empresas para os aparelhos celulares. 

Além disso, eles podem trabalhar com a fiscalização da qualidade dos serviços de transmissão desses sinais, conferindo se as empresas estão taxando seus consumidores de maneira condizente com o serviço oferecido e se elas seguem a legislação e as normas da categoria para a instalação e manutenção de torres e de cabeamento.

Curso

Os cursos de engenharia começam com disciplinas gerais, que estão presentes no dia a dia de todas as áreas possíveis desse campo. Entre as matérias, os estudantes aprenderão cálculo, física, química e informática. 

Já no currículo específico, serão apresentados os conceitos de comunicações, sistemas operacionais, telefonia, rede de computadores, programação, comunicação via satélite, fundamentos de telefonia, algoritmos, sinais analógicos e sinais óticos.

A graduação dura cinco anos, e para conseguir se formar, é necessário cumprir horas de estágio obrigatório. Em algumas instituições de ensino, o curso pode receber outros nomes, como Engenharia de Redes de Comunicações e Engenharia Elétrica de Telecomunicações, e ser, até mesmo, uma especialização dentro da Engenharia Elétrica.

Mercado de trabalho

O mercado de trabalho para os engenheiros de telecomunicações é bastante amplo e oferece grandes possibilidades, uma vez que eles lidam diretamente com as inovações tecnológicas e atualizações do ramo de sinais e de serviços de internet.

Além disso, esses profissionais também podem trabalhar em emissoras de televisão, já que para fazer as transmissões, é necessário o conhecimento técnico de como enviar o sinal até os espectadores. Além disso, o engenheiro de telecomunicações pode ajudar a planejar a transmissão de grandes eventos, como Copa do Mundo, shows, eleições etc.

A trajetória até se tornar um engenheiro de telecomunicações começa na escola, portanto foque nos estudos e prepare-se para as chances de ingressar em uma boa universidade e se capacitar como um profissional de qualidade. Aqui no blog do COC, você encontra diversos conteúdos que vão ajudá-lo nos estudos. Acesse:

5 dicas para controlar o nervosismo durante o vestibular

Qual a forma ideal para se preparar para os vestibulares?