Você já se perguntou o que um engenheiro de produção faz? Dentro do leque variado de especializações que a engenharia oferece, esta é uma das possibilidades de área de atuação. Neste texto, vamos te contar um pouco mais sobre essa profissão.

O que faz um engenheiro de produção?

O engenheiro de produção é responsável pela elaboração de planos de ação, execução de projetos e gestão das relações que envolvem homem, máquina e tecnologia em uma empresa. 

Além disso, é função desse profissional analisar e otimizar a logística da linha de produção, tendo em mente a qualidade dos produtos, os níveis de produtividade, o aproveitamento dos materiais e o gerenciamento de custos.

O curso

Presente em diversas instituições de ensino pelo Brasil, o curso de Engenharia de Produção conta com disciplinas comuns às engenharias, como cálculo, física e matemática, e matérias específicas que se aproximam dos estudos humanos, como administração, ética, economia e gestão da qualidade

Em geral, a duração da graduação é de cinco anos e, para obter o diploma, o estudante precisa cumprir horas de estágio obrigatório e produzir uma monografia de conclusão de curso.

Áreas de atuação

Por ser um curso versátil, o profissional formado em engenharia de produção pode desempenhar papéis diferentes no mercado de trabalho. Ele é capacitado para executar a distribuição de produtos e manter o controle de qualidade, bem como desempenhar papel estratégico no planejamento de questões financeiras e logísticas de uma empresa. 

Por meio de estudos e pesquisas, ele também é capaz de analisar o mercado, prever problemas e encontrar maneiras viáveis de solucioná-los, além de estar apto a trabalhar com gestão de pessoas e com as necessidades de marketing de um determinado produto (oferecendo diretrizes para desenvolvimento de produtos com base em pesquisas de mercado).

Mercado de trabalho

Esqueça a ideia de que engenheiro necessariamente trabalha em obras ou em fábricas! Devido à sua característica plural, o mercado de trabalho para o engenheiro de produção é bastante amplo. 

Entre as opções, é possível atuar em indústrias, empresas de logística, instituições financeiras, empresas de pesquisas, entre outras. O salário médio de um engenheiro de produção graduado está em torno de R$ 6.220,00, mas este valor pode variar dependendo da área de atuação e da empresa.

E aí, acha que tem o perfil para ser um engenheiro de produção? Procure mais sobre a grade curricular e universidades em que você pode se candidatar. Outra boa dica é conversar com profissionais da área para que eles contem quais são os desafios da profissão.

Se você gostou desse texto, deixe seu comentário aqui embaixo! Confira outros guias de profissões aqui do blog:

Guia de Profissão: o que um engenheiro civil faz?

Guia de Profissão: o que faz um engenheiro químico?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!