A profissão de biólogo é bastante interessante por proporcionar diversas possibilidades de atuação dentro do mercado de trabalho. Se você gosta de biologia e quer se aprofundar nos estudos dos seres vivos e de toda a evolução de cada espécie, talvez esse seja o curso certo para você.

No texto de hoje, vamos te mostrar um pouco mais sobre os caminhos que devem ser traçados para se tornar um biólogo, onde se pode trabalhar, quais as expectativas do mercado de trabalho e qual a média salarial. Quer saber tudo isso? Então, confira!

O curso de biologia

Para se tornar um biólogo profissional, é preciso cursar a graduação de biologia, que dura de 4 a 5 anos, dependendo da instituição em que você se matricular. Durante o período de estudos, os alunos têm contato com disciplinas ligadas à vida animal, às plantas e aos microorganismos. 

Entre as tantas matérias da grade curricular, estão: anatomia humana, anatomia animal, biofísica, bioinformática, biologia celular, biologia molecular, citologia, ciências humanas e sociais, ecologia, fisiologia humana, fisiologia vegetal, genética, imunologia, parasitologia, morfologia, patologia, saúde pública, zoologia de vertebrados e invertebrados etc.

O que um biólogo faz?

Dentro do mercado de trabalho, um biólogo pode atuar em diferentes frentes. A primeira é ser professor de biologia. Para isso, é preciso optar pela licenciatura na graduação. 

Caso a escolha seja pelo bacharelado, o profissional poderá atuar observando a origem e a evolução de espécies de animais, vegetais ou microorganismos, e trabalhar para manter as espécies preservadas, controlando o surgimento de pragas e outros agentes que possam ser prejudiciais à vida.

Onde um biólogo pode trabalhar?

Essa profissão é bastante ampla, e o biólogo pode atuar como pesquisador dentro de empresas privadas ou públicas, em laboratórios e universidades. Além disso, ele também pode atuar em órgãos de fiscalização, como a Polícia Federal, na parte aduaneira, e na elaboração de leis e políticas públicas para a conservação da saúde da população.

Outra vertente, que é bastante seguida por muitos, é a da biologia marinha, que se concentra em estudar as espécies que vivem no mar, exigindo que o profissional se aventure no oceano para conhecer as formas de vida que existem embaixo d'água.

A genética é outra área que exige muito conhecimento dos biólogos e que atrai a atenção de muitos estudantes. Aqui, o futuro como pesquisador é promissor, uma vez que, juntamente com médicos, biomédicos e outros profissionais, o biólogo busca criar novas teorias e conhecer ainda mais os segredos da formação dos seres vivos, principalmente dos humanos.

Remuneração de um biólogo

Como mostramos aqui, um biólogo pode atuar em diferentes áreas dentro da profissão, por isso a média salarial pode variar bastante dependendo do segmento, região onde trabalha e o grau de experiência. Tendo isso como base, estima-se que um biólogo receba aproximadamente R$ 3 mil de remuneração mensal.

Conclusão

Se você gosta de ciências biológicas e tem interesse em estudar e encontrar maneiras de cuidar da vida dos seres vivos de todo o planeta, o curso de biologia pode ser uma boa escolha. Confira no blog do COC outros artigos sobre profissões semelhantes!