A busca por qualificação profissional está cada vez maior. Por vezes, a graduação já não é mais suficiente para suprir os requisitos que as empresas exigem. Por isso,  aprofundar aspectos vistos na faculdade, em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado, e também no MBA se torna cada vez mais importante. Mas, você sabe o que é o MBA? Descubra abaixo!

O que é MBA?

O MBA, ou Master in Business Administration (Mestre em Administração de Negócios), é um curso de formação na área de administração. Apesar de ser considerado uma espécie de mestrado em alguns locais, no Brasil considera-se o MBA como uma especialização. O MBA é um curso lato sensu, ou seja, um curso voltado para a otimização da prática profissional.

Algumas das áreas abordadas dentro desse curso são marketing, finanças, contabilidade e recursos humanos, entre outras que são essenciais para um bom administrador. O grande objetivo de um MBA é preparar profissionais capacitados a liderar, tomar decisões importantes e, principalmente, saber como gerenciar uma empresa.  

Quem pode fazer?

Como é um curso específico, é voltado para profissionais que já possuem experiência no mercado de trabalho e, principalmente, na área administrativa. Alguns pré-requisitos são: ser formado em um curso superior, possuir inglês avançado e já ter trabalhado, ao menos, 3 anos no ramo. Por isso, a maior parte das pessoas que fazem MBA são gestores, empresários e executivos.

Para ingressar em um MBA, é necessário passar por um processo seletivo. Há uma rígida análise do currículo, testes de proficiência em inglês, entrevista com os gestores do curso e, em alguns casos, testes de lógica e matemática.

Para que é indicado?

Apesar de ser um curso voltado à especialização em áreas administrativas, não é só para se aprofundar nos conteúdos da faculdade que o MBA serve. Além de adentrar ainda mais os conhecimentos relacionados a negócios e gestão, é uma ótima oportunidade de gerar novas competências administrativas, expandir o networking e também para quem possui uma perspectiva de aumento salarial.

Existem diversas instituições que oferecem os cursos de MBA. Atualmente, há ainda a especialização em diferentes áreas além da administrativa, como finanças e marketing. É uma boa maneira de ganhar visibilidade no mercado e ter a possibilidade de aumentar ainda mais as suas habilidades como profissional.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

Como funciona o FIES?

Qual a diferença entre licenciatura e bacharelado?

Quais são as melhores faculdades do mundo?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!