A palavra “engenheiro” deriva do latim ingeniare e ingenium, que significam, respectivamente, "inventar" e “inteligência”. Em diferentes áreas, esses profissionais muito importantes e bastante prestigiados desenvolvem tecnologias, planejam infraestruturas e garantem a execução de processos para que tenhamos boa qualidade de vida. 

Por isso, no dia 11 de dezembro, celebramos esse profissional! O engenheiro deve aplicar conhecimento científico-matemático e ter criatividade ao desenvolver soluções, projetos e sistemas, de acordo com a área em que atua. Isso tudo seguindo a regulamentação para oferecer segurança aos usuários dos projetos finalizados. Acompanhe abaixo curiosidades sobre essa profissão!

Como surgiu o Dia do Engenheiro?

O Dia do Engenheiro surgiu a partir da regulamentação da profissão e dos ofícios que possuem relação com a área, como arquitetos e agrimensores. Isso foi oficializado no Decreto de Lei nº 23.569, em 10 de dezembro de 1933. Também nessa data, foi inaugurado o CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura), órgão que fiscaliza os ofícios ligados a essas áreas a fim de saber se tudo está de acordo com as regras que estão na lei de regulamentação. 

Qual é o perfil do engenheiro?

A área de engenharia é conhecida por exigir dos estudantes conhecimentos matemáticos e científicos. Além disso, é necessário que os profissionais estejam familiarizados com os sistemas econômicos, políticos, sociais e, nos dias atuais, que tenham habilidades com as tecnologias. É importante que o profissional também saiba trabalhar em equipe. O engenheiro deve estar atualizado com as tendências, sempre com um olhar criativo e se lembrando da ética e da responsabilidade ambiental.

Engenheiro do quê?

Embora originalmente a engenharia civil tenha sido o principal foco nesse ramo, atualmente existem muitas outras especializações: são 34 áreas ao todo, como engenharia agronômica, engenharia aeronáutica, engenharia de energia, engenharia de alimentos, engenharia civil, engenharia da computação, engenharia elétrica, engenharia florestal, engenharia mecânica, engenharia de pesca, engenharia de produção e engenharia química. 

Importância para a sociedade

Uma nova visão sobre a engenharia surgiu após a Segunda Guerra Mundial, tornando-se uma técnica facilitadora para, por exemplo, a área militar. Além disso, os conceitos usados nessa área também são usados para resolver problemas técnicos e tecnológicos de influência social, como a construção de prédios e infraestrutura para as cidades.Uma das maiores realizações da engenharia estrutural brasileira foi feita pelo engenheiro Joaquim Cardozo, que projetou a Catedral Metropolitana de Brasília e os palácios da capital federal, que têm bases delgadas e apenas tocam o chão. 

A graduação 

Os profissionais de engenharia devem ser qualificados, por isso a graduação é necessária. Os cursos de engenharia são interdisciplinares e possuem matérias de ciências básicas, como matemática, física, humanas e biológicas. Posteriormente, há o ciclo básico das engenharias, que vão 2 a 3 anos de curso e dão base ao futuro profissional. 

Há também disciplinas com conteúdos sobre administração, economia e empreendedorismo. Em alguns países, para exercer a profissão, é preciso ter, além da formação em um curso superior de engenharia, uma licença ou certificação profissional atribuída pelo estado, por uma associação de engenharia ou por um órgão de regulamentação profissional.

Dependendo do local, os profissionais certificados podem usar o título de profissional “engenheiro”, ou outros, como “engenheiro profissional”, “engenheiro encartado”, “engenheiro incorporado”, “engenheiro diplomado” ou “engenheiro europeu”. Além disso, pode existir a certificação de técnico de engenharia ou engenheiro técnico, apenas para aqueles que possuem um curso superior na área da engenharia. 

As disciplinas da graduação em engenharia ajudam no desenvolvimento do raciocínio, tornando-o mais rápido e lógico. Essa característica é muito necessária para a profissão, já que o engenheiro deve lidar com situações críticas em que precisa resolver problemas.

Os engenheiros são muito importantes para a nossa vida, não é mesmo? Se você conhece um, não se esqueça de parabenizá-lo! E se você quer ser um, estude bastante. Temos certeza de que você será um profissional de sucesso! Leia mais sobre outras profissões no blog do COC:

Guia de Profissão: o que faz um engenheiro químico?

Guia de Profissão: o que faz um engenheiro de produção?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!