A escolha da profissão costuma ser  um momento extremamente delicado na vida dos estudantes: são muitas opções e, por vezes, há  pouco tempo para tomar uma decisão, o que pode trazer muitas perguntas e até angústias sobre o futuro. É mais comum do que se imagina ter dúvidas a respeito de qual caminho profissional escolher, mas isso não significa que decidir seja uma tarefa impossível. Existem algumas maneiras de facilitar essa escolha. Confira:   

O sonho de infância não precisa ser o sonho de adulto

Astronauta, médico, bombeiro, veterinário, jogador de futebol... são algumas das profissões que, geralmente, são mais comuns nos nossos sonhos de infância. Mas os anseios de quando somos crianças podem não ser suficientes para garantir a escolha da profissão certa.

Conforme as fases de desenvolvimento avançam, a maturidade e os gostos são moldados . É extremamente normal mudar de ideia e reinventar os sonhos de “o que ser quando crescer”. O que você sonhava quando tinha 5 anos não precisa ser necessariamente o que você será para o resto da vida.

Informe-se

Não há como fazer uma escolha sem saber o que existe por trás dela. Ou seja, procure conhecer a fundo os cursos que mais possam te interessar. Toda profissão possui mitos e verdades que precisam ser checados antes da decisão final.

Além da rotina do profissional, é interessante conhecer a grade curricular que compõe os cursos. Mesmo que seja comum encontrar uma matéria ou outra que não são compatíveis com os seus gostos, é essencial que haja alguma compatibilidade entre o que o curso oferece e a personalidade de quem o cursa.

Converse com profissionais formados

Pesquisa feita, agora é a hora de procurar profissionais que atuem na área desejada. A teoria é uma coisa, mas no dia a dia, a prática pode ser outra. Encontrar profissionais que já trabalhem na área pode trazer as informações que faltavam para você decidir qual é o curso certo para você. Tire todas as dúvidas, exponha os seus medos e entenda melhor como funciona, de fato, a rotina da profissão que você tem em vista.

Não se deixe levar pelas dificuldades

Não seja influenciado pela concorrência ou pela eventual dificuldade em ingressar em determinado curso ou faculdade. É verdade que existem profissões que exigem mais esforço do que outras, mas isso não significa que sejam impossíveis de conquistar. Não mude de ideia devido aos obstáculos que encontrar: desafios foram feitos para serem superados e sonhos, para serem alcançados.

Busque autoconhecimento

Escolher uma profissão está diretamente ligado ao que cada pessoa é, gosta e almeja. Por isso,  autoconhecimento é uma das chaves do sucesso. De nada adianta investir em algo que está distante do que você espera do trabalho ou do futuro. Existem diversos aspectos que precisam ser levados em consideração na hora de decidir o que fazer como profissional. Mas antes de qualquer um deles, é fundamental entender quais são os seus gostos e seus desejos pessoais para o futuro.

O final da adolescência e o início da juventude costumam ser momentos  repletos de escolhas, como a profissão que se deseja seguir ou até mesmo escolher a faculdade em que se pretende estudar. Mesmo que haja desafios, é possível começar a se preparar para o vestibular desde o início do ensino médio. O processo de escolher a profissão certa pode levar tempo e paciência. Não desanime por ter dúvidas ou pelas possíveis dificuldades que possam surgir.

Aqui estudar é poder!

O COC dispõe dos recursos mais modernos que a tecnologia oferece para o aprendizado. Clique aqui e conheça a unidade mais próxima de você.