O corpo humano é uma máquina complexa que funciona, a todo tempo, com muitas funções acontecendo simultaneamente. Uma destas funções é a respiração, feita de maneira involuntária. Nesse processo, muitos órgãos atuam diretamente, levando oxigênio aos nossos pulmões e expelindo gás carbônico. Neste texto, você vai entender a função do sistema respiratório, como ele funciona e a função de cada órgão envolvido nessa trajetória. Confira!

O sistema respiratório

Este sistema é responsável por cumprir uma das funções mais importantes do corpo humano: a respiração. É nele que acontecem as trocas gasosas, por meio de um processo chamado hematose, que também tem as funções de defesa pulmonar e de produzir sons. Essas ações só acontecem graças ao trabalho das seguintes estruturas: cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos.

O que são as trocas gasosas?

As trocas gasosas acontecem dentro dos pulmões após inspirarmos o ar atmosférico, composto de oxigênio e de diferentes elementos químicos. Neles, acontece o processo chamado hematose, que é a troca do dióxido de carbono pelo oxigênio. Com isso, o oxigênio é então espalhado por todo o corpo humano, enquanto o CO2 faz o caminho inverso, ou seja, de saída do corpo.

Defesa pulmonar

Quando inspiramos o ar atmosférico é normal que algumas impurezas entrem no corpo humano, por isso as estruturas do sistema respiratório tentam filtrá-lo, para que elas não cheguem aos pulmões.

Produção de sons

O ar, quando entra e sai do nosso corpo, também passa pelas cordas vocais, possibilitando que o ser humano seja capaz de falar e de emitir outros tipos de sons.

Como funciona o sistema respiratório?



O primeiro contato do ar atmosférico com o sistema respiratório acontece nas cavidades nasais, que se iniciam no nariz e terminam na faringe. Nessa primeira etapa, os vasos sanguíneos aquecem o ar para que ele entre no corpo humano na temperatura ideal.

Após sair das cavidades nasais, o ar chega até a faringe, órgão que faz parte tanto do sistema respiratório quanto do sistema digestório, e que serve de passagem para o ar e para os alimentos seguirem o percurso correto dentro de cada sistema.

Quando o ar sai da faringe, ele passa pela laringe, órgão que o encaminha para a traqueia. É a laringe que impede, através da epiglote, que os alimentos façam o caminho errado e entrem no sistema respiratório. Além disso, é ali que estão localizadas as cordas vocais.

Ao passar pela laringe, o ar encontra a traqueia, órgão que faz a filtragem de impurezas, além de umidificar e aquecer o ar antes da chegada aos pulmões. Há uma bifurcação na traqueia, que leva o ar para os dois pulmões.

Chegando no pulmão, o ar atinge os brônquios, que têm pequenas ramificações, chamadas bronquíolos, responsáveis por transportar o ar inspirado até os alvéolos pulmonares, onde são feitas as trocas gasosas. Após esse processo, o ar rico em dióxido de carbono faz o caminho inverso para ser eliminado do corpo.

Além dos órgãos citados acima, o sistema respiratório conta com mais um elemento fundamental: o diafragma. Trata-se de um músculo localizado entre as vértebras lombares, as costelas inferiores e o esterno. Quando inspiramos, o músculo se contrai e desce, facilitando a entrada do ar nos pulmões. Para sair, o diafragma relaxa e sobe, aumentando a pressão intratorácica e expulsando o ar com CO2 dos pulmões.

No dia a dia, nem imaginamos como o nosso corpo trabalha para nos manter saudáveis e em equilíbrio, não é mesmo? Se você gostou deste conteúdo, continue em nosso blog e leia mais textos!

Como funciona o sistema circulatório humano?

Como funciona o sistema digestório?

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!