O mês de janeiro está acabando e isso significa que as aulas já estão prestes a começar! Este é um período muito importante, pois exige a readaptação dos alunos à rotina escolar e o acompanhamento das crianças nas atividades propostas. Por isso, mesmo que você, pai ou mãe, tenha responsabilidades pessoais ou de trabalho, é essencial reservar um tempo para dedicar aos filhos durante a volta às aulas. Quer saber mais sobre como participar desse momento tão importante? Acompanhe o texto!

Dê o exemplo

Poucos dias antes de as crianças voltarem às aulas, retorne à rotina que será seguida durante o período escolar. Mostre e explique para o seu filho por que é importante seguir certos horários, seja para não se atrasar, seja para não se esquecer de nada. Organize os materiais com antecedência e deixe as crianças participarem desse momento. Quando as aulas começarem, elas estarão melhor adaptadas e tudo será feito com mais calma. 

Utilize frases positivas

Acompanhar os filhos nessa época é uma ótima oportunidade para os pais conversarem sobre a importância dos estudos e de ir à escola. Assim, frases negativas relacionadas às aulas devem ser evitadas, como “acabou a folga” ou “vai ter que voltar a acordar cedo”. A época escolar é cheia de aprendizados, crescimento e também diversão; então, demonstre isso para os seus filhos! Aproveite os momentos de conversa com as crianças para também compreender os sentimentos delas em relação às aulas, como a ansiedade. Afinal, os pais devem ajudá-los a superar esses e outros obstáculos.

Crie uma relação com a escola

Estar bastante próximo das crianças no dia a dia das primeiras aulas é ótimo para observar como elas estão se adaptando, como estão as aulas, se elas estão fazendo novos colegas e como está a relação com os professores. Caso você observe algum comportamento incomum do seu filho ou filha, você deve ter uma conversa com os educadores da escola. Por isso, é importante estabelecer um relacionamento com a instituição, para recorrer a eles para qualquer questão durante o ano todo.

Acompanhe as atividades 

É fundamental que os pais participem da realização de trabalhos e tarefas de casa. Isso deve ser feito com muito incentivo, para que os filhos tenham autonomia e disciplina em relação às suas responsabilidades. Oriente e tire dúvidas, mas não tire o protagonismo da criança! Por isso, assim que as aulas voltarem, planeje-se para ter um tempo reservado para olhar como está o andamento da vida escolar dos seus filhos. 

Outra dica que pode auxiliar no acompanhamento dos filhos é retomar como foi o desempenho deles no ano anterior. Se as crianças fazem outras atividades fora do horário da escola, veja se isso interferiu ou não nas notas e no andamento das lições de casa. Esse é o momento de adaptar e de fazer mudanças positivas na rotina.

O período de volta às aulas é o momento ideal para organizar o que é melhor para você e para os seus filhos! Fique atento ao comportamento deles e siga as nossas dicas. Veja outros posts como este em nosso blog: 

5 ideias de aulas interativas para você levar para a sua escola

Como definir uma lista de materiais para sua escola

Conheça o Coach COC e organize seus estudos!

O aplicativo Coach COC é o seu novo parceiro para os estudos! Ele vai te ajudar a organizar a sua rotina e planejar seu dia a dia. Acesse a página do app e baixe agora mesmo!